Leia também:
X Raquel Santiago batiza a filha: “Esse é o maior presente”

A colheita

Évilin Bastin - 21/04/2019 05h00


“Tudo o que o homem plantar, isso também ceifará”
(Gálatas 6:7c).

Aqui nos Estados Unidos, sobretudo na região Centro-Norte, onde moro, estamos saindo de um loooongo inverno. Eita terra fria! E estamos nos preparando para plantar a nossa horta, para comer verduras mais fresquinhas e sem agrotóxicos entre a primavera, verão e outono. Meu marido me colocou para estudar as estações e quando se deve plantar e o que plantar.

Ano passado, pela primeira vez na casa que compramos e marinheira de primeira viagem com relação à jardinagem, comprei sementes e bulbos de flores e plantei, toda feliz, pensando que esse ano as mesmas flores brotariam. Meu marido olhou o pacote e suspirou, decepcionado. “Você comprou flores anuais? Por que não comprou perenes?” Eu não sabia nem que tinha flores anuais, que só brotam naquele ano, e as perenes que, mesmo após o longo inverno, renascem lindamente na primavera seguinte.

Enquanto compro sementes e leio sobre o plantio, época de plantar cada coisa e como cuidar, fico pensando nas outras questões envolvidas como as ervas daninhas, os insetos que comem as folhas e, aqui por essas bandas, ainda temos que nos preocupar com os veados, coelhos, guaxinins e outros bichos que acabam com as hortas. Porém, uma coisa é certa: o que se planta, se colhe.

Espiritualmente, o “plantio” são nossas ações. Pense bem nelas, porque a colheita é sempre a multiplicação das sementes que plantamos. Já diz o ditado popular: “Quem semeia vento, colhe tempestade”. E o efeito do que colhemos vem mais sobre nós do que sobre os outros, embora ainda sobre para quem está ao nosso redor também. Portanto, não semeie mentiras, pois você irá colher enganos. Não semeie reclamações, pois você vai colher afastamentos e dissabores. Não semeie contendas que afastam pessoas, pois você vai acabar sem amigos e em solidão.

Semeie coisas boas. Viva e semeie o fruto do Espírito, as boas dádivas vindas do Altíssimo. Dessa maneira, você minimizará as ervas daninhas e os insetos (que nessa vida sempre irão existir), e o seu fruto estará protegido por Aquele que perscruta as intenções do nosso coração.

Semeie para a eternidade. Boa colheita!

Évilin Bastin é formada em Comunicação Social pela UFRJ e em Teologia pelo STBSB. Atuou como missionária pela JOCUM em diversos países e pela JMM na Índia por 3 anos. Atualmente é líder do ministério com estrangeiros na Gateway Community Church, estado de Wisconsin, EUA.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.