Leia também:
X “Minha mãe voltou pra Jesus”, conta líder do Céu na Terra

Cristãos da Indonésia usam internet para propagar Jesus

Saiba como as igrejas trabalham para manter a comunhão no país apesar da crise

Pleno.News - 28/04/2020 16h27

Cristãos da Indonésia usam internet para propagar Jesus em crise Foto: Divulgação/ Portas Abertas

Os primeiros casos de Covid-19 na Indonésia foram confirmados pelo governo do país no início de março. De acordo com a organização Portas Abertas, o número de pessoas com coronavírus no país está crescendo e já chegou a 16 províncias.

As autoridades locais anunciaram o fechamento de escolas e locais de trabalho. Funcionários de empresas privadas foram aconselhados a trabalhar de casa e manter distância social, entre os dias 16 e 30 de março. Mas o aumento dos casos nos últimos dias forçou os governantes a declarar estado de emergência nacional, que deve durar até 29 de maio.

As igrejas em cidades grandes estão fechadas e buscaram outra alternativa para manter os fiéis alimentados com as mensagens bíblicas.

– Fornecemos serviços de transmissão ao vivo. É assim que cuidamos da saúde de nossos membros. E isso não torna o culto menos espiritual ou significativo – disse um pastor na província de Java Ocidental, um dos lugares mais atingidos pelo novo coronavírus.

As pessoas que não têm boa conexão de internet, podem receber o áudio dos sermões via WhatsApp. Para alcançar os cristãos mais velhos, que não tenham familiaridade com a tecnologia ou os que vivem em locais mais distantes, as igrejas investem na impressão das liturgias e mensagens.

Alguns líderes reúnem os membros, mas com mais cuidado e em grupos menores.

– Ainda abro a igreja para o culto de domingo, mas com restrições rígidas: mantenha uma distância estrita, lave as mãos com frequência, feche a boca ao tossir ou espirrar e fique em casa se um membro da família, especialmente os anciãos, estiver doente – contou um pastor de uma igreja em Sumatra.

Em Java Central, as medidas tomadas foram as diminuições do número de integrantes nas reuniões de discipulado.

– Vivemos bem longe do centro da cidade onde a doença está se espalhando. Mesmo assim, tomamos as medidas necessárias para evitar o contágio, como não apertar as mãos e lavar as mãos com frequência. E esse é um desafio em si, pois a maioria dos membros é de famílias pobres – explicou Ayu*.

Ele é um líder cristão ex-muçulmano. Um dos desafios encontrados é pedir aos cristãos que tomem essas medidas em casa, uma vez que eles não têm nem sabão para tomar banho e nem para lavar as mãos.

Ayu afirmou que lembra de orar pelos cristãos espalhados pela Europa, que estão enfrentando a batalha contra o coronavírus.

*Nome alterado por segurança.

FORTALECIMENTO DA FÉ NA INDONÉSIA
Uma das ações de apoio à Igreja Perseguida na Indonésia é oferecer cursos de discipulado. Existem cerca de 300 participantes cristãos ex-muçulmanos e o objetivo é despertar a liderança neles.

O trabalho missionário no país é mantido por meio de doações. Clique aqui, caso deseja ajudar.

As orações também são importantes. A assessoria a missão Portas Abertas destacou urgência de intercessão para que os infectados pela Covid-19 na Indonésia sejam curados e para que as ações do governo contra o vírus sejam eficazes. Preces pelas equipes médicas também fazem parte de uma lista de pedidos compartilhados pela organização.

Leia também1 "Minha mãe voltou pra Jesus", conta líder do Céu na Terra
2 Cid Moreira lança podcast com mensagens motivacionais
3 Pesquisa aponta que igreja é prioridade pós-isolamento
4 Igreja critica governo da Itália por proibição de missas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.