Leia também:
X Assista: Filmes e documentários sobre a Reforma Protestante

Conheça Katharina Von Bora, figura importante na Reforma

Pouco conhecida, a esposa de Lutero foi fundamental para o movimento protestante

Mayara Macedo - 31/10/2021 08h07

Katharina Von Bora, esposa de Luthero, foi importante no movimento reformista Foto: Reprodução

Quando se fala na Reforma Protestante e em seus reformadores, os primeiros nomes que vêm à mente são Martinho Lutero e João Calvino. Isto é justo, pois eles foram os principais reformadores. Mas pouco se fala de outra pessoa que teve um papel importante no movimento e na vida de Lutero: sua esposa, Katharina Von Bora.

Katharina nasceu em uma família pobre e, ainda criança, foi levada para morar em um convento. Ela passou toda a juventude sob as rígidas regras das irmãs e enclausurada. Mas ali a jovem teve grandes oportunidades de aprendizado. Foi lá onde Katharina aprendeu a ler, escrever, estudou música e até latim. Ela já estava conformada ao fato de que seria freira e passaria o resto de seus dias no convento, quando, lá dentro, teve contato pela primeira vez com as ideias de Lutero.

Houve uma grande identificação da parte de Katharina com as convicções reformistas de Lutero, principalmente no que ele dizia sobre justificação por meio da graça e da fé. Logo, a jovem e mais algumas irmãs conseguiram fugir do monastério.

Katharina foi viver em Wittemberg, onde conheceu seu primeiro namorado, Hieronymus Baumgärtner. A família do rapaz, porém, não permitiu o relacionamento pelo fato de a moça ter fugido do convento. Assim, ela foi abandonada.

Como protestante, Katharina foi conversar com seu pastor, já que estava solteira, não tinha família e precisava de conselho. O pastor era Lutero. Tempos depois, eles se casaram.

Teólogos contemporâneos afirmam que o matrimônio deles foi fundamental para consolidar o casamento entre líderes religiosos, já que a Igreja Católica não permite que clérigos se casem. O casal teve seis filhos; três de cada sexo. Contudo, duas meninas morreram quando ainda eram crianças.

O principal papel de Katharina Von Bora era administrar as finanças e os bens da família. Ela recebia, em sua própria casa, estudantes e cristãos perseguidos por apoiarem as ideias de seu marido.

A esposa de Lutero era ativa nas reuniões sobre o movimento, recebia personalidades políticas, promovia conversas teológicas e era sempre ouvida pelo marido, que levava em consideração suas opiniões.

Katharina morreu em 1552, aos 53 anos de idade na cidade de Torgau. Martinho Lutero havia morrido anos antes, em 1546, com 62 anos, em Eisleben, sua cidade natal.

O reformador contrariou as regras católicas até o fim de sua vida, pois deixou toda sua herança para a esposa. De acordo com a Igreja, pelo menos um dos herdeiros deveria ser homem.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.