Leia também:
X Mandamento IX — “Não dirás falso testemunho”

CNBB discute presença de bispos durante atos políticos

Avaliações vêm após polêmicas envolvendo comício de Lula em missa

Camille Dornelles - 13/04/2018 10h55 | atualizado em 13/04/2018 11h20

Assembleia Geral do CNBB discute relação de católicos com atos políticos Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) começou sua 56ª Assembleia Geral nesta semana. Cerca de 400 oficiais católicos se reúnem para discutir a formação de presbíteros pelo país.

No entanto, outros assuntos surgiram na pauta dos bispos. A relação da Igreja com o ano eleitoral, por exemplo, está em discussão pelos oficiais. A preocupação da CNBB vem após a polêmica envolvendo o último discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante uma missa em homenagem à sua falecida esposa, o político condenado fez um comício contra sua prisão. Dom Angélico Sândalo Bernardino, presente na ocasião, buscou não se manifestar sobre o assunto desde então.

Porém, segundo o jornal Estadão, ele declarou que voltaria a realizar a missa se fosse convidado novamente, porque é amigo do ex-presidente. Além do caso envolvendo o bispo, algumas pastorais sociais da Igreja – como o Conselho Indigenista Missionário, Comissão Pastoral da Terra e grupos de franciscanos – emitiram notas se manifestando sobre a prisão do ex-presidente.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB acontece entre os dias 11 e 20 de abril no Santuário Nacional em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Leia também1 Arcebispo de São Paulo lamenta uso político de missa
2 CNBB passa 10 instruções aos fiéis sobre como votar
3 CNBB denuncia situação da Venezuela: 'realidade cruel'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.