Leia também:
X Camisetas pregadoras

Canal do YouTube usa mapas mentais para ensinar a Bíblia

Pastor Fernando Lino fala sobre mapas mentais como forma de facilitar o entendimento teológico

Camille Dornelles - 12/06/2020 10h55

Pastor e youtuber cristão Fernando Lino Foto: Divulgação

O canal de YouTube do pastor Fernando Lino ainda é iniciante, mas se destaca pela maneira criativa como decidiu falar da Bíblia. Ele transforma conceitos bíblicos em mapas mentais como forma de facilitar o entendimento teológico.

Em entrevista ao Pleno.News, ele afirmou que a iniciativa é ainda mais recente do que o canal e que “busca ser fiel à Bíblia e contextualizar a mensagem para nossos dias, usando as melhores ferramentas que temos em mãos”.

O pastor explica como surgiu a ideia, a influência da filha e o que são os mapas mentais. Confira a entrevista abaixo.

Como surgiu a ideia de ensinar a Bíblia através de mapas mentais?
Uso essa ferramenta para minha aprendizagem há muito tempo, na gestão da empresa e também para ensinar a Bíblia e em aconselhamentos. Sempre foi uma ferramenta que me ajudou muito. Nesse tempo de pandemia, enquanto eu estudava a Bíblia com minha filha, ela foi me mostrando o quanto “os desenhos” ajudam nesse processo do entendimento. Então pensei: “por que não ajudar mais pessoas usando a internet?”. E decidi publicar vídeos no meu canal do YouTube.

E como nasceram os projetos de expandir a ideia do canal?
Alguns pastores me incentivaram a fazer mais do que produzir vídeos, mas montar uma palestra que ensine também os cristãos a usar essa ferramenta em seus estudos, e a aceitação tem sido surpreendente. Sou grato a Deus por essa oportunidade de servir desta forma.

Como você cria os mapas mentais? Qual é o processo?
Eu crio os mapas mentais da Bíblia inicialmente estudando o texto bíblico de forma analítica, buscando identificar o tema central e as ideias principais e, posteriormente, os pontos que apoiam a ideia central. Depois organizo de forma lógica, encontrando as palavras que fazem mais sentido, assim como imagens e cores de destaque.

Textos bíblicos se tornam mapas mentais Foto: Reprodução

Para quem não está familiarizado com o conceito, explique o que é um mapa mental.
Mapa mental é uma forma não linear de organizar informações em um formato gráfico e hierárquico. Hoje temos muitas informações, porém muitas vezes desorganizadas. Ouvimos uma aula, lemos um texto, assistimos uma pregação, porém guardamos muito pouco. E quando precisamos acessar aquela informação percebemos que esquecemos. Mapas mentais são muito utilizados hoje no ensino por grandes colégios, pelos cursos preparatórios de vestibular e concurso, assim como no meio organizacional, pois facilitam a aquisição e assimilação de novos conteúdos. Existem muitas ferramentas como essa, mas para mim é a mais fácil de utilizar e que mais produz resultados. Claro que cada pessoa tem seu jeito de aprender, o importante não é a ferramenta, mas a motivação e a descoberta de como podemos aprender mais e melhor.

Por que acha importante achar novas maneiras de evangelizar na internet?
Temos um aumento considerável de consumo de conteúdo na internet. Nessa pandemia então isso explodiu. Infelizmente, boa parte desse conteúdo não traz paz aos corações. A palavra de Deus é poderosa para transformar vidas e aproximá-las de Deus. Porém, se apresentamos a mesma de uma forma que não faz sentido para as pessoas ou não apresentamos por esse meio tão usado que é a internet, podemos estar falhando na nossa missão como igreja de Cristo. A igreja de Cristo existe com essa missão de propagar o Evangelho, então encontrar maneiras criativas para isso auxilia a missão, seja na internet ou em todas as áreas da nossa vida.

A igreja de Cristo existe com a missão de propagar o Evangelho

O objetivo é atingir os fiéis, pessoas que não são cristãs ou desigrejados?
O objetivo é que as pessoas leiam mais, entendam mais, guardem mais e ensinem mais a Bíblia. Nosso canal tem atingido todos os públicos. Pessoas cristãs que estão querendo aprender mais da Palavra de Deus e também ensiná-la estão usando nossos vídeos e também recebendo nossa palestra online em suas igrejas, aprendendo a usar essa ferramenta tanto na sua aprendizagem quanto para o ensino. Mas as pessoas que não frequentam igrejas estão consumindo o conteúdo, pois têm vontade de aprender a Bíblia, mas não conseguem fazê-lo lendo sozinhas. De certa forma é inovador, criativo, chama atenção e mostra as verdades bíblicas de outra maneira.

Buscamos ser fiéis à Bíblia e contextualizar a mensagem para nossos dias, usando as melhores ferramentas que temos em mãos.

O canal ainda é jovem. Quais os seus planos para o crescimento dele?
Sinceramente, estou nesse momento buscando produzir o melhor conteúdo possível e com constância. Duas vezes por semana liberamos novos vídeos e vamos atendendo as igrejas que solicitam a palestra online de acordo com a disponibilidade de agenda. Hoje o que tem feito a diferença são os compartilhamentos dos próprios inscritos que gostam do nosso trabalho e assim novas pessoas conhecem nosso conteúdo.

Leia também1 Dono do maior canal de sermões do mundo cativa fiéis
2 "A politização corrompeu o Evangelho", declara Caio Fábio
3 Youtuber avalia entrevistas com ex-maridos de Bianca Toledo
4 Conheça 8 canais do YouTube com conteúdo para seus filhos
5 Pastor do JesusCopy fala de jovens e seus questionamentos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.