Caixão de Bento XVI é levado para a Basílica de São Pedro
Papa emérito será enterrado nas criptas da basílica, onde o papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005
Paulo Moura - 05/01/2023 07h58 | atualizado em 05/01/2023 10h11










O caixão do papa emérito Bento XVI foi levado para dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quinta-feira (5), após a cerimônia fúnebre presidida pelo papa Francisco. O funeral do pontífice emérito prevê ainda uma cerimônia privada e, por fim, o sepultamento sob a basílica, onde estão os túmulos de outros papas.
Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local, nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011. Durante a cerimônia realizada nesta quinta, o papa Francisco pediu que seu antecessor “seja bem recebido por Deus”.
– Bento, que sua alegria seja completa ao ouvir Sua voz [de Deus], agora e para sempre – disse.
A praça de São Pedro, no Vaticano, esteve quase totalmente ocupada durante o cerimonial desta quinta. Um público de cerca de 130 mil pessoas, entre membros da Igreja Católica, fiéis, representantes de governos, jornalistas e turistas, acompanham o funeral de Bento XVI. Também havia um forte esquema de segurança, com milhares de policiais.
Leia também1 Nikolas reage à fala de ministra em defesa do aborto legal
2 Governo notifica 6 entidades de postos para explicar aumentos
3 Vídeo: "Não me elejo nem pra síndica do meu prédio", diz Tebet
4 "Governo Lula repete mesmos erros de Dilma", alerta Meirelles
5 Chris Durán diz que não cantaria com um padre: "É ecumenismo"