Brasil comemora Dia Nacional da Música Gospel pela primeira vez
Data visa homenagear a missionária Frida Vingren que criou mais de 20 hinos da Harpa Cristã
Leiliane Lopes - 09/06/2025 15h59 | atualizado em 09/06/2025 17h49

Nesta segunda-feira (4) é celebrado o Dia Nacional da Música, uma data comemorativa criada a partir da Lei 14.998/24, fruto do Projeto de Lei 3090/23, do deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA), que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, com sanção pelo presidente da República.
– A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel, além de valorizar a cultura e a religiosidade de milhões de brasileiros, chamará a atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual – afirma Raimundo Santos.
Esta é a primeira vez que a data é celebrada, pois o projeto foi sancionado em outubro do ano passado. A data foi escolhida por ser o aniversário da missionária Frida Maria Strandberg Vingren (1891-1940), esposa de Gunnar Vingren (1879-1933), cofundador da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
Multi-instrumentista, enfermeira, jornalista, poetisa, articulista, tradutora, cantora e compositora, Frida Vingren criou mais de 20 hinos da Harpa Cristã, como o Hino 126; Bem Aventurança do Crente. Ela faleceu em 1940.
Na justificativa do projeto que virou lei, o deputado Raimundo citou o crescimento da música gospel no Brasil, destacando sua importância cultural.
– Trata-se, hoje, de um ramo relevantíssimo da indústria fonográfica, musicalmente rico e diversificado. Como em tantos outros exemplos, os brasileiros souberam transformar uma manifestação cultural e espiritual nascida no exterior em algo muito nosso, que merece difundir-se e se tem difundido para além de nossas fronteiras – diz trecho do texto.
Leia também1 Jornalista do Pleno.News estreará na Bienal do Livro como escritora
2 Bolsonaro rejeita treinamento e prepara depoimento espontâneo ao STF
3 Menino de 8 anos é espancado e morto por ser cristão
4 Motta fala em descasamento com o governo após reunião sobre IOF
5 Motta: Câmara vai decretar perda de mandato de Carla Zambelli