Leia também:
X EBD investe em programa de alimentação saudável

Bairro do século 1 depois de Cristo é descoberto no Líbano

Arqueólogos já estão no local e descobriram mais de 900 artefatos da época do império romano, em Beirute

Emerson Rocha - 05/12/2017 11h00 | atualizado em 05/12/2017 12h29

Líbano tem vários pontos com história, como esse castelo Foto: Pixabay

O mundo ganhou mais um espaço de história da época de Cristo. Em uma obra na sede da Sociedade Geral Líbano-Europeia de Bancos, no centro de Beirute, capital do Líbano, foi encontrado um bairro de oleiros da época do império romano. O local já está sendo alvo do trabalho de arqueólogos da Universidade Libanesa. Segundo eles, o bairro é datado do século 1 d.C.

Até o momento, foram extraídos mais de 900 peças de diferentes períodos. O que mais chamou a atenção dos arqueólogos foi a descoberta de um tanque com aberturas para entrada e saída de água, que se acredita que poderia ser de um lavadouro público. De acordo com a diretora do grupo de pesquisadores, Muntaha Saghiyeh, isso representaria um achado histórico.

– Se for confirmada esta hipótese seria o terceiro (lavadouro) achado até agora no mundo depois do de Pompeia e do de Ostra Antiqual – explicou Saghiyeh.

O sítio arqueológico, primordialmente de uso industrial, possui vários utensílios e maquinarias usadas pelos oleiros da época. Os pesquisadores já retiraram das terras recipientes para preparar argila, seis fornos e objetos que serviam para transportar óleo, vinho e cereais.

– Além disso, foi encontrada uma estrutura de vinificação e se pode ver uma espécie de nicho onde provavelmente estava uma estátua de Minerva, a deusa dos artesãos – disse Saghiyeh, que não descarta a possibilidade de ser encontrada a estátua no local. Os trabalhos vão continuar até 2018.

*Com informações da Agência EFE

LEIA TAMBÉM
+ Papiro com ‘ensinamentos secretos’ de Jesus é encontrado
+ Explosão de micro-ônibus deixa oito mortos na Síria

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.