Leia também:
X Seis mortes são confirmadas em desabamento em Fortaleza

Ateus barram monumentos em homenagem à Padroeira

Estátua gigante foi uma doação de artista e seria instalada em 2017

Camille Dornelles - 18/10/2019 10h25

Estátua de Aparecida seria maior do que o Cristo Redentor Foto: Reprodução/G1

A Justiça de São Paulo aceitou um pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e proibiu a presença de monumentos em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. As obras já estavam instaladas e tiveram que ser retiradas.

Os monumentos sobre milagres atribuídos à santa e uma estátua gigante foram feitos em 2017 para a cidade de Aparecida, em São Paulo, como homenagem pelos 300 anos de descoberta da santa, segundo a tradição católica.

A juíza responsável pela decisão, Luciene Bela Ferreira Allemand, afirmou que a cidade é conhecida pela presença do catolicismo e pelo Santuário Nacional, mas não se pode “permitir a subvenção de uma religião específica pelo Poder Público”.

– Tampouco que as verbas públicas sejam utilizadas para a construção de obras religiosas quando existentes outras destinações de suma importância, em evidente a má utilização dos recursos públicos – decretou.

A decisão também obriga a prefeitura a devolver o dinheiro implantado nas obras, mas cabe recurso. A estátua gigante de Nossa Senhora foi uma doação do escultor Gilmar Pinna e nunca chegou a ser instalada por falta de investimento público na instalação e logística.

Leia também1 Público tenta boicotar cantora após post sobre canonização
2 Malafaia critica arcebispo que reclamou da direita
3 Avanço dos evangélicos é por erros dos católicos, diz bispo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.