Assista: Filmes e documentários sobre a Reforma Protestante
O movimento liderado por Martinho Lutero ganhou produções em audivisual
Monique Mello - 30/10/2021 10h00

Neste dia 31 de outubro, a Reforma Protestante completa 504 anos. A Reforma foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do cristianismo no Ocidente. O movimento liderado por Martinho Lutero, monge e teólogo alemão que fez várias críticas à Igreja Católica por meio de suas 95 teses publicadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.
O objetivo de Lutero não era a separação da Igreja, mas sua moralização. No entanto, foi o que acabou acontecendo como reação da Igreja Católica.
No cinema, a Reforma já foi retratada, pelo menos, oito vezes, sendo a primeira em 1923, com o filme Martin Luther. E Pleno.News indica os dois principais longas.
LUTERO, 2003

O filme Luther [Lutero] é a cinebiografia mais recente daquele que ficou conhecido como o fundador do protestantismo.
Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero (interpretado por Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado divino. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época e, após produzir suas 95 teses, passa a ser perseguido e pressionado pela Igreja.
O longa narra também a batalha do monge para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.
O filme dublado em português está disponível no YouTube.
MARTINHO LUTERO, 1953

Martinho Lutero se dedicou a estudar inteiramente a Bíblia, entendeu a verdade revelada nela e acabou rompendo laços com a Igreja Romana.
De cunho mais dramático, este filme mostra o profundo tormento e a indignação de Lutero por perceber que a Igreja estava mais voltada para interesses políticos do que, de fato, para Deus.
O longa dublado em português está disponível no YouTube.
Documentário: A Reforma Protestante, 2010

Um rico material dividido em três partes – com depoimentos de historiadores e teólogos, como Sinclair Horne e Knox Hyndman, da Reformed Theological College, tradicional centro teológico da Austrália – também disponível no YouTube.
Leia também1 Pastor fala sobre educação cristã e Reforma Protestante
2 Ator fala do impacto de Deus Não Está Morto. Exclusivo!
3 Filme cristão fica entre os 10 mais vistos da Netflix
4 Quem era o braço direito de Martinho Lutero?
5 Filme cristão ganha prêmio no FICA