Leia também:
X Campanha antecipada: Vereador expõe ações do PT no carnaval

Arquidiocese do RJ critica desfiles que usaram símbolos da fé cristã

Nota não citou nominalmente a Acadêmicos de Niterói

Pleno.News - 18/02/2026 17h16 | atualizado em 18/02/2026 18h12

Desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, em 2026 Foto: Leo Franco / AgNews

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro se manifestou contra desfiles das escolas de samba, que usaram símbolos da fé cristã. O texto não citou nominalmente a Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula (PT).

De acordo com o texto a arquidiocese afirma que está preocupada e vê que a manifestação cultural foi ofensiva.

– A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro manifesta sua preocupação a respeito da utilização de símbolos da fé cristã e da instituição familiar em manifestações culturais de maneira que compreendemos como ofensiva.

A nota ressalta que a arquidiocese reconhece a “cultura popular como expressão legítima da identidade brasileira”.

– Reconhecemos a cultura popular como expressão legítima da identidade brasileira, espaço de criatividade, encontro e alegria. Ao mesmo tempo, é preciso que tais manifestações respeitem convicções religiosas profundas e valores que estruturam a vida social e são invioláveis para as pessoas desta cidade. (…) Ataques ou desrespeito a ela atingem não apenas as instituições, mas também a consciência de milhões de cidadãos.

O comunicado conclui que “o Rio de Janeiro é maior quando constrói pontes, promove a convivência respeitosa e reconhece que família, fé e cultura podem caminhar juntas na edificação de uma sociedade mais fraterna, madura e verdadeiramente democrática”.

Leia também1 Campanha antecipada: Vereador expõe ações do PT no carnaval
2 Escola de samba diz que pessoa defecou em alegoria de Lula
3 Irmã Raquel critica Acadêmicos de Niterói: "Plano diabólico"
4 Nikolas vai acionar MP contra desfile da Acadêmicos de Niterói
5 Carnaval 2026: PM do Rio prende 458 suspeitos de crimes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.