Leia também:
X Metamorfose do coração

Arqueólogos acham local onde Jesus teria feito milagre

Jesus teria multiplicado pães e peixes nos arredores do Mar da Galileia

Jade Nunes - 08/08/2017 13h18 | atualizado em 10/08/2017 10h45

Arqueólogos no local da descoberta Foto: Reprodução

Arqueólogos israelenses encontraram nos arredores do Mar da Galileia (Lago Tiberiades ou Kinneret) os restos de Betsaida (Julias). Esse é o povoado onde, de acordo com a tradição cristã, os apóstolos Pedro, André e Felipe moravam e o local do milagre da multiplicação dos pães e peixes.

O arqueólogo Mordejai Aviam, um dos responsáveis pela descoberta, afirmou à Agência EFE:

– Existem moedas, cerâmica, um mosaico, paredes e um banheiro de estilo romano, o que nos leva a crer que não se tratava simplesmente de um povoado, mas de uma grande cidade romana – afirmou Aviam.

De acordo com a Bíblia, Jesus foi para Betsaida a fim de estar sozinho, pois estava muito triste. Ele havia recebido a notícia da morte de João Batista (ordenada por Herodes Antipas), mas foi seguido por uma multidão. Quando anoiteceu, os discípulos sugeriram que ele dispensasse os seguidores para que pudessem comer. Jesus respondeu que não era necessário que fossem embora e pediu para servir as pessoas com os alimentos que tivessem ali. Foi quando os discípulos disseram que só tinham cinco pães e dois peixes.

Aviam está convicto de que os objetos achados demonstram que esse é o local exato onde milhões de pessoas presenciaram esse milagre. No entanto, outras teorias arqueológicas situam esse ponto em outros lugares da região. Há o argumento de que o nível do Mar da Galileia cobria essa área, na época. Contudo, esse argumento é derrubado pelas novas descobertas.

O historiador Flávio Josefo descreveu, nos seus textos, a cidade de Betsadia e explicou que o rei judeu Filipe, o Tetrarca, a transformou de uma vila de pescadores em uma autêntica cidade romana.

Não muito longe dali, na cidade de Tiberíades, na margem oposta do lago, novas escavações situam Madala, o povoado onde nasceu e viveu Maria Madalena, uma das figuras femininas mais relevantes da Bíblia.

Os responsáveis pelas mais novas descobertas arqueológicas na região querem fazer das terras próximas ao Mar da Galileia um lugar de peregrinação, culto e turismo. Para muitos dos que creem, pisar na terra em que Jesus Cristo viveu, ver resquícios que datam de sua época e que põem no mapa atual os lugares apresentados na Bíblia é, além de uma experiência repleta de emoção, uma forma de reafirmar a própria fé.

 

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.