Após noite tranquila, papa volta a precisar de auxílio de respirador
Saúde do pontífice neste final de semana tem apresentado intercorrências
Pleno.News - 23/02/2025 09h49 | atualizado em 24/02/2025 14h07

Apesar de ter passado bem a noite de sábado (22) para domingo (23), o papa Francisco voltou a precisar do auxílio de um respirador na manhã deste domingo, segundo informaram fontes do Vaticano.
De acordo com a agência EFE, o papa estava descansado, mas, assim como quando teve uma crise respiratória neste sábado, também teve que continuar recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais neste domingo. Além disso, segundo fontes, o papa está sentindo mais dores do que nos últimos dias devido a dificuldades respiratórias.
Francisco, que está hospitalizado há mais de uma semana na Policlínica Gemelli, em Roma, teve uma noite de sono tranquila, segundo informou a assessoria de imprensa do Vaticano neste domingo, após seu estado de saúde ter piorado neste sábado devido a uma crise respiratória que o levou a receber oxigênio e a precisar de transfusões de sangue por causa de uma anemia.
O breve comunicado do Vaticano deste domingo não deu mais detalhes, após ter sido anunciado neste sábado que “o estado do santo padre continua sendo crítico” e que, “neste momento, o prognóstico é reservado”.
– O papa Francisco sofreu uma crise respiratória asmática prolongada, que também exigiu a aplicação de oxigênio de alto fluxo – afirmou o comunicado de sábado do Vaticano.
– Os exames de sangue realizados hoje também revelaram trombocitopenia (número de plaquetas no sangue abaixo do normal), associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue – acrescentou a nota.
Assim como na coletiva de imprensa da última sexta-feira (21), os médicos da Policlínica Gemelli reiteraram que “o papa não está fora de perigo”.
O Vaticano também divulgou neste domingo o texto da oração do Angelus escrita pelo papa, na qual declarou que “continua com confiança”, “seguindo os tratamentos necessários”, e acrescentou que “o repouso também faz parte da terapia”.
– Agradeço de coração aos médicos e à equipe médica deste hospital pelo cuidado que estão me demonstrando e pela dedicação com que realizam seu serviço entre os doentes – acrescentou o papa em sua mensagem, que, assim como no último domingo (16), foi divulgada sem a celebração do Angelus para que o pontífice pudesse descansar.
*EFE
Leia também1 Tom Cavalcante faz piada com Lula e ironiza preço de alimentos
2 Vaticano diz que papa Francisco teve noite de sono tranquila
3 Janja mostra águia da Portela e irrita membros; escola comenta
4 Na CPAC, Donald Trump elogia Jair Bolsonaro e sua família
5 2024: Juízes receberam salários acima de R$ 100 mil 63.816 vezes