Leia também:
X Escritora alerta sobre casos de depressão entre pastores

Advogado diz que cristã paquistanesa foi libertada de prisão

Asia Bibi tinha sido condenada à pena de morte por blasfêmia

Ana Luiza Menezes - 07/11/2018 21h51 | atualizado em 08/11/2018 08h21

A cristã paquistanesa Asia Bibi foi libertada nesta quarta-feira (7) da prisão na qual estava presa. A soltura aconteceu uma semana depois que o Tribunal Supremo do Paquistão a absolveu do crime de blasfêmia pelo qual foi condenada à pena de morte.

– Asia já não está mais na prisão. Ela está em um avião, mas ninguém sabe onde vai aterrissar – informou o advogado da paquistanesa, Saiful Malook.

Horas antes, o ministro de Informação e Cultura do governo da província do Punjab, Fayyaz ul Hassan Chohan, havia dito que a cristã continuava presa “por sua segurança”.

O Supremo absolveu Asia Bibi no dia 31 de outubro da condenação, que havia sido imposta em primeira instância em 2010 e ratificada quatro anos depois pelo Tribunal Superior de Lahore (no leste do país). Com isso, a libertação foi ordenada.

Quase imediatamente ocorreram diversos protestos islâmicos organizados pelo partido Tehreek-e-Labbaik Paquistão (TLP), que praticamente paralisaram o Paquistão durante três dias.

No dia 2 de novembro, o governo do primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, chegou a um acordo com o TLP, com o qual se comprometeu a deixar o caminho livre para que os islâmicos pedissem à Justiça que proibisse Asia Bibi de sair do país, enquanto o Supremo estuda um recurso contra a absolvição.

Enquanto isso, a família da cristã pediu ajuda em dois vídeos a Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Itália para que concedam asilo por motivos de segurança.

Após vários dias de silêncio por parte da comunidade internacional, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou na terça-feira que ajudaria Asia a deixar o Paquistão com a ajuda de outros países europeus.

O advogado da cristã saiu do Paquistão durante o fim de semana e, em entrevista coletiva em Haia, alertou sobre as “ameaças à vida” da da cliente. Segundo ele, Bibi fugiu para a Holanda porque se tornou “alvo principal” dos radicais islâmicos no país.

A dura lei antiblasfêmia paquistanesa foi estabelecida na época colonial britânica para evitar confrontos religiosos, mas nos anos 80 várias reformas impulsionadas pelo então ditador Mohammed Zia-ul-Haq favoreceram os abusos da norma.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Escritora alerta sobre casos de depressão entre pastores
2 EUA: Pastor consola rabino após ataque em sinagoga
3 Após atacar cristãos, Daniela Mercury processa pastor

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.