Leia também:
X Após ser adiado, Troféu Gerando Salvação já tem nova data

9 formas de aliviar os sintomas de ansiedade no dia a dia

Glorify elaborou algumas dicas práticas para lidar com a ansiedade

Pleno.News - 20/01/2022 15h40 | atualizado em 21/01/2022 11h41

9 formas de aliviar os sintomas de ansiedade no dia a dia Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, apontou que o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas comparado a todos os outros países do mundo. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Pensando nisso, o Glorify, aplicativo que possibilita aos cristãos a realização de reflexões, meditações guiadas, orações e leituras de passagens da Bíblia, listou 9 recursos que podem ajudar a lidar com a ansiedade. Confira:

1. Leia a Bíblia
Ler e memorizar os versículos da Bíblia pode ajudar a substituir uma conversa interna negativa. Muitas vezes, através das Escrituras, Deus afirma quem somos e traz sabedoria para lidarmos com alguma situação difícil.

Por exemplo, o versículo Filipenses 4:6-7, fala sobre ansiedade: “Não fiquem ansiosos com coisa alguma, mas em cada situação, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo o entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus”.

2. Reserve um tempo para meditar diariamente
Ao desacelerar nossa mente e focar em uma coisa apenas por meio da oração e da meditação, os pensamentos revoltos em nossa cabeça podem começar a se desfazer. A oração nos permite entregar todas as nossas inquietações e preocupações a Jesus, e a meditação cristã é apenas uma forma de “nos aquietar e saber que [Ele é] Deus”, como diz o Salmo 46:10.

Quer uma meditação prolongada para ansiedade? Experimente a meditação “Deus está com você”, de dez minutos, no aplicativo do Glorify.

3. Peça para que os amigos e familiares orem por você
Às vezes, pode parecer que a ansiedade e o estresse são demais para enfrentarmos sozinhos, mesmo orando e meditando. Por isso, não tenha medo ou vergonha de pedir uma oração a amigos e familiares. A maioria das pessoas provavelmente já passou por alguma situação que gerou ansiedade. Por isso, é importante conversar com as pessoas e pedir ajuda. Quando você se sente estressado ou ansioso, saber que alguém está orando por você é um grande consolo.

4. Use a técnica da respiração em caixa para aliviar o estresse
A ansiedade muitas vezes transforma a respiração em rajadas rápidas e superficiais, deixando-nos com tontura e ainda mais estressados. Então, da próxima vez que sentir sua respiração se alterando, experimente a respiração em caixa. Usada pelos SEALs, da Marinha dos Estados Unidos, a técnica relaxa o sistema nervoso e, consequentemente, ajuda a acalmar a mente rapidamente. Além disso, ela reduz o estresse e melhora o humor.

Funciona assim: Feche os olhos, respire fundo pelo nariz e conte até quatro. Em seguida, prenda o ar por mais quatro contagens e expire pelo nariz por mais quatro contagens. Prenda o ar pela parte inferior do pulmão e conte até quatro novamente. Repita pelo menos quatro vezes.

5. Evite consumir notícias negativas
Estamos vivendo um dos períodos mais estressantes da história, e nossa mente nunca foi projetada para lidar com a quantidade de informações que nos atinge diariamente. Por isso, uma das formas de lidar com a ansiedade é limitar o recebimento de notícias, sobretudo sobre tragédias. Tente se inteirar das notícias mais importantes uma vez ao dia. Se o mundo entrar em colapso, alguém certamente lhe dirá. Ao mesmo tempo, procure informações positivas, que trazem motivos para acreditar em tempos melhores.

6. Dê um tempo das redes sociais
Você já se sentou para dar uma olhada rápida nas redes sociais e quando se deu conta duas horas haviam se passado? Isso acontece porque muitas vezes queremos nos comparar a feeds perfeitamente montados, que aparentam vidas perfeitas. Uma rápida curtida na postagem de um amigo, uma roladinha pelos perfis das celebridades favoritas ou postar uma foto bem editada pode parecer divertido. No entanto, estudos descobriram que o uso de mídia social aumenta o risco de depressão e ansiedade. A ideia de fins de semana sem mídia social pode ser uma boa forma de lidar com a ansiedade. Se for possível, considere desistir do uso por completo até que esse sentimento diminua.

7. Pratique atividade física
Às vezes, é preciso suar para conseguir desacelerar os pensamentos. O exercício é a atividade mais potente para acabar com a ansiedade, porque produz endorfina, a substância química responsável por nos fazer sentir bem. Se correr, andar de bicicleta ou ir à academia não é sua praia – tente caminhar. Uma mudança de cenário também irá distrair sua mente.

8. Escreva
Suponha que você ainda tenha muitos pensamentos deixando-o ansioso. Tente escrever tudo. Pegue um pedaço de papel e anote tudo o que vier à mente. Pode não fazer sentido, pode ser uma lista de tarefas ou uma carta para alguém que o magoou, mas há algo libertador em tirar isso de nossa cabeça e colocar os pensamentos no papel.

9. Peça ajuda
Há uma grande diferença entre sentir-se ansioso e a ansiedade clínica, e isso se distingue principalmente em relação a quanto tempo os sentimentos permanecem, quão intensos eles são e se eles se tornaram insaciáveis. Se você achar que sua ansiedade está aumentando ou se sente desesperado, procure a ajuda de um especialista.

Para ler o texto completo ou ouvir reflexões, meditações e orações para lidar com a ansiedade, acesse o blog do Glorify ou baixe o aplicativo.

Sobre o Glorify
Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo móvel com a missão de possibilitar que cristãos em todo o mundo se conectem com Deus diariamente através de leituras bíblicas, meditações, declarações e espaço para oração e reflexão. Tem como objetivo se tornar a principal plataforma digital cristã, reinventando como os fiéis se conectam com Deus e sua comunidade por meio da tecnologia. O aplicativo está disponível para download no Google Play Store e Apple Store. Mais informações: https://glorify-app.com/pt-br/

Leia também1 Cassiane lança single Jesus Está no Barco pela MK Music
2 Artistas lamentam morte do saxofonista André Paganelli

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.