Leia também:
X O alvo da minha vida – parte 2

2018 será o Ano da Bíblia e SBB prepara programação

O livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo será celebrado em variadas ações da Sociedade Bíblica do Brasil 

Virgínia Martin - 01/12/2017 10h19 | atualizado em 01/12/2017 10h54

A Bíblia já foi traduzida para 648 línguas, o Novo Testamento é encontrado em 1.432 línguas e trechos da Bíblia em 1.142 idiomas

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) dedicará um ano inteiro para celebrar as Escrituras Sagradas. A iniciativa tem como objetivo valorizar o maior best-seller de todos os tempos. Os eventos também irão comemorar os 70 anos da SBB com o tema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”. A série de programações começam no Dia da Bíblia de 2017, no segundo domingo de dezembro, e serão encerradas no Dia da Bíblia do próximo ano.

Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutenberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos. Já atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital e foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016 da SBB. O Novo Testamento é encontrado em 1.432 línguas e trechos da Bíblia em 1.142 idiomas. Mas ainda restam mais de 3.222 línguas faladas por pequenos grupos – totalizando mais de 250 milhões de pessoas – que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido.

Disponibilizada também em formato eletrônico, a Bíblia pode ser acessada por meio de smartphones e leitores digitais. O aplicativo Bíblia Plus, por exemplo, foi desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas – aliança da qual a SBB faz parte e que reúne 147 Sociedades Bíblicas no mundo. No Brasil, segundo a SBB, em 2016 aconteceu a distribuição de mais de 1,5 milhão de exemplares das Escrituras em formato digital. No total, incluindo as obras impressas, foram distribuídas 6.773.421 Bíblias completas, enquanto as demais publicações, somando-se a Novos Testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, atingiram 277.397.304 de exemplares.

Desde 2002, a Bíblia completa também está disponível em braile, tornando-se acessível também a esse segmento da população. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.

Comemorações variadas

O Ano da Bíblia tem programação especial no tradicional Fórum de Ciências Bíblicas e nos Seminários de Ciências Bíblicas. Uma exposição sobre o tema, com peças do Museu da Bíblia (MuBi), percorrerá vários pontos do país e será destaque no espaço cultural da SBB, em Barueri (SP). A SBB acaba de lançar a Nova Almeida Atualizada, revisão da consagrada tradução Almeida Revista e Atualizada, uma das preferidas pelos cristãos brasileiros.

Na programação, igrejas serão convidadas a realizar maratonas de leitura, ciclo de palestras sobre o Livro Sagrado, cultos especiais, exposições, festivais de música, passeios ciclísticos e carreatas, entre outras atividades. Essa é a segunda edição do Ano da Bíblia no Brasil. A primeira celebração ocorreu em 2008 e teve como tema “Bíblia Sagrada – Um livro para todos”.

Dia da Bíblia e abertura do 2º Ano da Bíblia no Brasil em Barueri (SP)

Data: 10 de dezembro

Horário: às 10h

Local: Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia (MuBi)

Endereço: Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri – SP

Inscrições e informações: (11) 3474-5872, (11) 4168-6225 ou goo.gl/ZYShZ5

Leia também1 Arqueólogos acham local onde Jesus teria feito milagre
2 Blogueira aborda moda e fé em um único site

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.