Leia também:
X Torcedor do Fluminense é morto a tiros em bar perto do Maracanã

Wallace é suspenso por um ano da seleção por post sobre Lula

Atleta foi condenado por "promover e incitar a violência"

Pleno.News - 03/04/2023 17h27 | atualizado em 03/04/2023 19h04

Wallace durante os Jogos Olímpicos de 2016 Foto: EFE/Orlando Barría

O oposto Wallace foi punido pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta segunda-feira (3), com um ano de suspensão da Seleção Brasileira e 90 dias de banimento de todas as competições organizadas por entidades ligadas ao COB, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) às federações estaduais e locais. A punição é mais uma consequência enfrentada pelo atleta em razão do episódio em que fez uma enquete em suas redes sociais sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levar “tiro na cara”.

O jogador foi condenado por promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais. O tempo das suspensões passa a contar a partir da data originária do processo, 3 de fevereiro. No caso do banimento de competições, portanto, Wallace só fica livre para voltar a jogar no dia 3 de maio, quando a Superliga Masculina de Vôlei já terá se encerrado.

Antes disso, ele já estava afastado de seu clube, o Sada Cruzeiro, desde que a polêmica veio à tona, no dia 31 de janeiro Na ocasião, o atacante publicou fotos de uma visita a um estande de tiro em seu Instagram. Em interação com os seguidores, abriu uma caixa de perguntas e foi questionado se “daria um tiro na cara do Lula”. Respondeu com uma enquete. “Alguém faria isso: sim ou não?”.

As punições foram decididas por unanimidade no julgamento realizado nesta segunda (3). O jogador ainda pode recorrer à unidade da Corte Arbitral do Esporte no Rio, antes de levar o caso para a instância máxima na Suíça.

O impedimento de jogar pela seleção por um ano não chega a afetar os planos de Wallace. Ele se aposentou da equipe nacional após os Jogos Olímpicos de Tóquio e chegou a voltar a jogar na disputa do Mundial do ano passado, mas considerou a participação seu último ato. De qualquer forma, o retorno inesperado deixou em aberto a possibilidade de defender o Brasil outra vez.

*AE

Leia também1 Jogador de vôlei se desculpa por enquete sobre dar tiro em Lula
2 STJD arquiva processo contra Wallace por post sobre Lula
3 Xuxa ao Fantástico: "Me arrependo de não ter dado mais"
4 Aliados de Bolsonaro sufocam a esquerda nas redes sociais; veja
5 Cléber Machado faz história ao derrotar a Globo na Record

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.