Vladimir Putin é expulso da Federação Internacional de Judô
Presidente russo era dono de uma das mais altas honrarias do esporte
Gabriela Doria - 07/03/2022 15h09 | atualizado em 07/03/2022 15h39

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi expulso da Federação Internacional de Judô (IJF) por causa da guerra na Ucrânia. O oligarca Arkady Rotenberg, bilionário do setor energético, também foi retirado do órgão.
Apaixonado por judô, Putin era dono de um dos maiores reconhecimentos da modalidade, o 8º dan. O dan é um sistema de avaliação que define o grau de habilidade do lutador. Lutadores com o 8º dan ostentam a faixa coral (vermelha e branca).
Ainda em fevereiro, a entidade havia suspendido Putin do cargo de presidente honorário. Em nota oficial, a IJF não citou a guerra na Ucrânia como o motivo para o rompimento com o presidente russo.
O oligarca Rotenberg ocupava o cargo de gerente de desenvolvimento do órgão desde 2013.
A punição faz parte de uma série de sanções que entidades esportivas vêm impondo sobre a Rússia; incluindo a proibição de participar da Copa do Mundo e o cancelamento de eventos de Fórmula 1 no país, por exemplo.
Por se tratar de um país altamente comprometido com o investimento em esportes, autoridades avaliam que as punições sejam uma maneira eficaz de se opor à ofensiva militar de Putin na Ucrânia.
Leia também1 Alemanha diz que não irá parar de comprar energia da Rússia
2 Negociador ucraniano é morto; suspeitas apontam para traição
3 Rússia revela exigências para o cessar-fogo na Ucrânia
4 Brasil fica fora da lista de países considerados inimigos da Rússia
5 Ucrânia rejeita proposta russa de corredores humanitários