Tandara volta a criticar presença de trans no vôlei: “Não concordo”
Atleta afirmou que liberação de atuação de trans prejudica a entrada de jovens no esporte feminino
Paulo Moura - 15/10/2021 13h13 | atualizado em 15/10/2021 13h27

A jogadora do time feminino de vôlei da seleção brasileira, Tandara Caixeta, voltou a se posicionar, na noite de quinta-feira (14), contra a presença de atletas transexuais no vôlei feminino.
Ao podcast Oz Pod, ela disse que não concorda com a decisão da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) de autorizar a presença de trans nas competições para mulheres.
– Eu respeito, né? Então, assim, eu não concordo. Porém, eu faço parte de um grupo em que tem a CBV como representante do voleibol e se eles, que são os órgãos importantes, autorizaram, eu tenho que respeitar essa opinião. Mesmo que eu não aceite, mesmo que eu não concorde, eu tenho que respeitar – destacou.
Tandara lembrou que, em 2018, já havia comentado em uma entrevista que não concordava com a presença da trans Tifanny na Superliga, o campeonato brasileiro de vôlei, e ressaltou que três anos depois ainda possui a mesma opinião a respeito do assunto.
– Em 2018, eu dei uma entrevista, inclusive eu estava aqui, em Osasco, quando eu disse que não concordava. E realmente essa minha opinião não muda, porque eu acredito de verdade que não seja justo – disse Tandara.
Tandara disse ainda que é contra a criação de um projeto de lei que proíba Tifanny de jogar, mas destacou que não concorda com a presença de outras atletas trans no vôlei feminino por tirar o espaço de uma jovem que busca carreira no esporte profissional.
– Se autorizaram, já era, é o direito adquirido. Só que eu não concordo com outras trans entrarem no esporte hoje, porque você vai tirar o espaço de uma outra jovem, que está crescendo e buscando isso. Eu concordo que ela (Tifanny) tenha que jogar até quando ela quiser, porque é um direito adquirido – completou.
Leia também1 Bolsonaro torce para Congresso derrubar veto dos absorventes
2 Renan diz que relatório pedirá indiciamento de Jair Bolsonaro
3 Arthur Lira diz que PP receberá Bolsonaro "com tranquilidade"
4 Parlamentar pró-vida morre após ser esfaqueado em igreja
5 ICMS: Arthur Lira volta a pedir sensibilidade a governadores