Pugilista bicampeão mundial é assassinado na África do Sul
Zolani Tete foi atingido a tiros na porta de sua casa
Pleno.News - 22/08/2026 11h45 | atualizado em 25/08/2026 12h04

O pugilista Zolani Tete, de 38 anos, foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (21), em frente à sua residência, em Mdantsane, Cabo Oriental, na África do Sul. Segundo informações da imprensa internacional, o sul-afriacano estava dentro de um veículo esperando a abertura do portão quando foi surpreendido por dois homens encapuzados.
Uma mulher que acompanhava o lutador também sofreu ferimentos e segue hospitalizada. A polícia do país abriu investigação e ainda não tem mais informações sobre a motivação do crime.
O ministro do Esporte, Artes e Cultura da África do Sul, Gayton McKenzie, lamentou o assassinato do pugilista.
– Essa é uma notícia terrível. Sentimos muito, Zolani Tete, descanse em paz. Faremos tudo o que está ao nosso alcance para garantir que encontremos seus assassinos.
Zolani Tete atuou por quase 20 anos no boxe profissional e teve um cartel invejável, com 29 vitórias (22 por nocaute) e apenas quatro derrotas. Ele ganhou notoriedade no esporte com a conquista do mundial na categoria peso júnior-galo da Federação Internacional de Boxe (IBF, na sigla em inglês). E também levou o mundial no peso galo da Organização Mundial de Boxe (WBO, na sigla em inglês).
Em novembro de 2017, Zolani Tete registrou o nocaute mais rápido da história em uma luta de cinturão mundial. Na ocasião, ele derrotou o compatriota Siboniso Gonya em apenas 11 segundos do primeiro round.
Sua última luta foi em julho de 2022, quando derrotou o inglês Jason Cunningham em Londres. Posteriormente, a vitória foi repassada ao europeu após o sul-africano testar positivo no antidoping.
*AE
Leia também1 Tetracampeão de jiu-jítsu, Diego Feltran morre aos 39 anos em SP
2 Queda de avião em base militar dos EUA no Alasca deixa 8 mortos
3 Seguranças de rua são presos por agredir ciclista até a morte no Rio
4 Fundador da 'Igreja de Lúcifer' é executado a tiros no Ceará
5 Jovem sai para caminhar e morre atingida por galho em parque


















