Leia também:
X Palmeiras e Santos jogarão sem público no Paraguai

Organização diz que cancelar Tóquio 2020 é “inconcebível”

Presidente do comitê dos Jogos Olímpicos afirmou que adiamento pode comprometer finanças do COI

Pleno.News - 11/03/2020 08h33

Japão vive temor de que Olimpíadas sejam adiadas ou canceladas Foto: EFE/EPA/Christopher Jue

Cancelar ou adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio – que têm início previsto para julho – por causa da epidemia de coronavírus é “inconcebível”, disse nesta quarta-feira (11) o presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, após declarações de outro membro do órgão, que sugeriu que o evento poderia ser adiado por vários anos.

– Eu também fiquei surpreso quando ouvi isso. Francamente, acho que foi um absurdo, é algo inconcebível – disse Mori quando perguntado por repórteres, de acordo com o site japonês “Abema”.

Mori reconheceu que também está “preocupado”, mas disse que a organização segue em frente, “como planejado”. O dirigente acrescentou que conversou com o membro do comitê que assinalou a possibilidade de um adiamento, e que o mesmo se desculpou.

O presidente do comitê organizador acompanhou assim as declarações feitas horas antes por um membro do conselho executivo do comitê, Haruyuki Takahashi, segundo o qual realizar os Jogos conforme o planejado “é a melhor coisa, mas também é necessário pensar em outros planos”, como adiá-los por um ou dois anos.

– Cancelar os Jogos é impossível. Se as taxas dos direitos de transmissão, entre outros, não forem pagas, as finanças do Comitê Olímpico Internacional (COI) ficarão comprometidas – disse Takahashi em entrevista ao jornal japonês “Asahi”, ressaltando que trata-se de uma opinião pessoal.

Dado que o calendário esportivo está ocupado com outros eventos, “o verão daqui a dois anos seria o mais provável”, argumentou.

Desde janeiro, quando os casos do novo coronavírus começaram a ser detectados fora da China, tanto o governo japonês como o comitê organizador têm dito que a epidemia não altera os planos para Tóquio 2020 e que estão em contato constante com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a segurança do evento.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Coronavírus: Veja eventos esportivos afetados no mundo
2 Covid-19: Liga dos Campeões realizará 3 jogos sem torcida
3 Japão anuncia conclusão das obras para as Olimpíadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.