Leia também:
X Sem Yasmin, Medina deve viajar com treinador para Tóquio

Olimpíadas serão realizadas sob estado de emergência em Tóquio

Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que medida valerá até duas semanas após os Jogos

Pleno.News - 08/07/2021 09h02 | atualizado em 08/07/2021 09h36

Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão em meio a um estado de emergência Foto: EFE/EPA/Kimimasa Mayama

A 15 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta quinta-feira (8) que a cidade-sede do evento esportivo entrará de novo em estado de emergência devido ao aumento no número de casos de Covid-19. A medida continuará em vigor durante toda a Olimpíada.

A capital japonesa registrou um crescimento considerável do número de pessoas infectadas com o novo coronavírus nos últimos dias, especialmente pela variante Delta.

A cerimônia de abertura está prevista para acontecer no dia 23 deste mês, porém, nos dias 21 e 22, já ocorrerão partidas oficiais de futebol e de beisebol.

– Vamos declarar estado de emergência em Tóquio – revelou Suga.

A declaração foi feita durante uma reunião governamental em que se debatia medidas sanitárias a serem adotadas até o dia 22 de agosto em Tóquio. Os Jogos têm o término marcado para o dia 8. O político enfatizou ainda que as medidas poderão sofrer alterações e relaxamento, caso a situação melhore e o efeito da vacinação em massa comece a trazer bons resultados.

Antes mesmo da decisão oficial tomada por Suga, Yasutoshi Nishimura, ministro japonês encarregado de tratar de assuntos da Covid-19 no país já havia afirmado que o número de novos casos da doença iria aumentar em Tóquio.

– Com o aumento da movimentação de pessoas, a variante Delta, mais infecciosa, representa agora cerca de 30% dos casos [de Covid]. Espera-se que esse número continue a aumentar – explicou Nishimura.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, chegou nesta quinta-feira ao Japão. Ele pretende incluir em sua agenda reuniões com o Comitê Organizador Local, com representantes do governo japonês e da cidade de Tóquio. Esses encontros seriam para tratar da questão de público durante os eventos esportivos.

*AE

Leia também1 Sem Yasmin, Medina deve viajar com treinador para Tóquio
2 Esposa de Gabriel Medina critica COB por veto em Tóquio
3 Mulher é presa ao tentar apagar tocha olímpica com arma d'água
4 Jogadores da seleção olímpica masculina são vacinados em SP
5 Cuba confirma fuga de atleta do salto e sua ausência em Tóquio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.