Leia também:
X 242 atletas olímpicos recebem bolsa do governo federal

Olimpíadas: Mayra Aguiar faz história e ganha bronze no Judô

Atleta se torna a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais

Pleno.News - 29/07/2021 07h46 | atualizado em 29/07/2021 09h49

Mayra Aguiar conquistou o bronze no Judô Foto: EFE/EPA/Jeon Heon-Kyun

A judoca Mayra Aguiar fez história nesta quinta-feira (29) ao conquistar em Tóquio a terceira medalha, em três edições seguidas dos Jogos Olímpicos. Bronze em Londres-2012 e em Rio-2016, a gaúcha, de 29 anos, repetiu o feito agora no Japão na categoria até 78 kg e tornou-se a primeira atleta do país a faturar três medalhas em esportes individuais na Olimpíada.

Na luta que lhe garantiu o seu lugar no pódio, Mayra Aguiar bateu a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon. Assim, confirmou a razão de ser uma das judocas mais fortes e experientes do Time Brasil.

– Estou bem emocionada. Acho que é a conquista mais importante pra mim – resumiu ela, aos prantos, após o combate.

O bronze de Mayra tem a marca da superação. Não foi à toa que ela chorou muito em cima do tatame. Na reta final de preparação para as Olimpíadas de Tóquio, a judoca teve uma séria lesão ligamentar no joelho esquerdo e precisou ser operada. Havia o risco de ela ficar de fora dos Jogos Olímpicos, mas a judoca voltou a tempo de garantir sua presença na disputa.

O caminho de Mayra rumo ao pódio nas Olimpíadas de Tóquio começou com um ippon contra a israelense Inbar Lanir. Ela estreou direto nas oitavas de final por ser uma das cabeças de chave. Na luta seguinte, no entanto, ela acabou perdendo par Anna-Maria Wagner, da Alemanha, número 3 do mundo, em um duelo muito truncado, decidido no golden score.

A disputa da repescagem contra Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo, foi bastante equilibrada também. A adversária, porém, recebeu três shidos (punições) por fugir do combate, e Mayra foi declarada vencedora. Foi o segundo bronze do judô brasileiro nos Jogos de Tóquio. Antes, Daniel Cargnin subiu ao pódio na categoria até 66 kg.

*AE

Leia também1 242 atletas olímpicos recebem bolsa do governo federal
2 Silas Malafaia critica silêncio da mídia sobre fé de Rayssa e Ítalo
3 Rayssa Leal recebeu oração de consagração antes da Olimpíada
4 Jornalista viraliza ao cobrir as Olimpíadas em seis idiomas
5 Michelle Bolsonaro e Damares vão aos Jogos Paralímpicos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.