Leia também:
X Olimpíada de Tóquio terá limite de 10 mil pessoas em eventos

Olimpíada terá primeira atleta trans na história dos Jogos

Laurel Hubbard nasceu Gavin Hubbard e compete pela Nova Zelândia

Pleno Adminho - 21/06/2021 12h28 | atualizado em 21/06/2021 14h19

Laurel Hubbard Foto: Divulgação / Comitê Olímpico da Nova Zelândia

Laurel Hubbard, que nasceu Gavin Hubbard, vai ser a primeira atleta transgênero a competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A halterofilista foi selecionada nesta segunda-feira (21) pela Nova Zelândia para a competição no Japão. A atleta de 43 anos vai competir na categoria 87 quilos e será também a mais velha levantadora de peso na Olimpíada.

Antes da mudança de gênero, Hubbard tinha competido em provas masculinas.

– Estou grata e honrada pela gentileza e pelo apoio que me foi dado por tantos neozelandeses. Quando fraturei o braço há três anos, me aconselharam a parar a carreira esportiva Os últimos 18 meses mostraram a todos que há força na irmandade, na comunidade e em trabalhar em conjunto para um objetivo comum – disse Hubbard em um comunicado oficial do Comitê Olímpico da Nova Zelândia (NZOC, na sigla em inglês).

Hubbard se tornou elegível para competir nos Jogos Olímpicos em 2015, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu diretrizes que permitem a qualquer atleta transgênero competir como mulher, desde que os seus níveis de testosterona estejam abaixo de 10 nanomoles por litro, por pelo menos um ano antes da primeira competição.

O líder máximo do NZOC, Kereyn Smith, disse que Hubbard estava dentro dos critérios de seleção do COI e da Federação Internacional de Halterofilismo.

– Reconhecemos que a identidade de gênero no esporte é uma questão altamente sensível e complexa e que requer um equilíbrio entre os direitos humanos e a justiça no jogo – expressou.

O governo neozelandês também se pronunciou, deixando o apoio à atleta.

– A Laurel é um membro da equipe olímpica da Nova Zelândia. Estamos orgulhosos dela, como estamos de todos os nossos atletas – afirmou o ministro do Esporte e da Recreação, Grant Robertson, em um comunicado oficial.

*AE

Leia também1 Olimpíada de Tóquio terá limite de 10 mil pessoas em eventos
2 México pode 'perder' Copa de 2026 por 'homofobia' da torcida
3 Jogador é multado em R$ 100 mil após criticar a Copa América
4 Com Marta e Formiga, Seleção é convocada para as Olimpíadas
5 CBF demite, Walter Feldman, secretário-geral da entidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.