Leia também:
X Futebol: Globo e SBT disputam direitos da Copa do Brasil

Nadadora fala sobre desmaio em prova: “Escureceu de repente”

Anita Álvarez precisou ser resgatada no fundo da piscina durante Mundial de Esportes Aquáticos

Pleno.News - 24/06/2022 10h03 | atualizado em 24/06/2022 10h52

Anita Álvarez sendo salva durante Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste Foto: EFE/EPA/Zsolt Szigetvary

A americana Anita Álvarez, atleta de nado artístico que desmaiou durante uma prova do Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, não sentiu nada além do cansaço com o qual está acostumada nas competições. Em entrevista publicada pelo jornal espanhol El País nesta sexta-feira (24), a nadadora descreveu o episódio, afirmando que não percebeu nenhum sinal físico de que estava prestes a perder a consciência.

– Só senti que estava dando tudo de mim na piscina. Nesta rotina eu estava muito bem, tão cansada como sempre, mas gostando. E quando senti que finalmente poderia me permitir relaxar um pouco, foi o momento em que tudo ficou escuro. Não me lembro de mais nada depois disso – afirmou a atleta de 25 anos ao periódico.

O quadro de exaustão veio ao término da apresentação de Álvarez no solo do nado artístico. Ela perdeu os sentidos repentinamente e afundou na água, drama respondido com velocidade pela treinadora Andrea Fuentes, que saltou na piscina, sem sequer tirar a roupa para resgatar a nadadora. Tudo isso durou cerca de dois minutos.

A americana tem histórico de desmaios. Na edição passada, em Barcelona, desmaiou durante as Eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A perda de consciência da última quarta, contudo, foi diferente.

– No passado, eu senti que estava desmaiando. Desta vez, acredito que estava muito conectada mentalmente, tão focada em meu papel, vivendo o momento tão intensamente, que realmente estava desfrutando de minha atuação. Então, segui, segui e segui – explicou.

O momento dramático protagonizado por Álvarez e o resgate efetuado por Fuentes foram registrados em fotografias com as quais a atleta já teve contato. Depois de ficar um pouco chocada ao se ver em estado tão preocupante, assimilou as informações contidas nas imagens e passou a gostar delas.

– Agora, penso que as fotos são bonitas de alguma maneira. Ver-me ali afundada na água, tão em paz, tão em silêncio, e ver Andrea mergulhando com seu braço estendido tentando me alcançar, como uma super-heroína… Nas fotos, tudo parece muito natural, embora resgatar uma pessoa do fundo de uma piscina e carregá-la até superfície seja muito difícil – disse.

Anita Álvarez compete ainda nesta sexta na prova livre por equipes do nado artístico em Budapeste.

– Quero terminar esta competição, que tem sido a melhor dos EUA em muito tempo. Estou muito contente com meu solo, e agora não quero faltar ao compromisso com minha equipe na final do livre. Quero encerrar de cabeça erguida – finalizou.

*AE

Leia também1 Alemanha aprova que jogadores transexuais decidam time
2 Futebol: Globo e SBT disputam direitos da Copa do Brasil
3 Roberto Dinamite publica vídeo internado e agradece apoio
4 Neymar se manifesta após avião fazer pouso forçado: "Susto"
5 Ronaldo Fenômeno vira alvo de protestos de torcida na Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.