Leia também:
X At. de Madri pede mais de R$ 336 milhões do Barcelona

Nadador brasileiro é suspenso por doping e deixa mundial

Gabriel Santos foi condenado a oito meses de exclusão

Camille Dornelles - 19/07/2019 13h02

Nadador Gabriel dos Santos é pego no doping Foto: Reprodução

Após a atleta de nado sincronizado Maria Clara Lobo, a equipe brasileira que disputa o Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul, perdeu um importante nome: o nadador Gabriel Santos.

Ele fazia parte da equipe do revezamento 4×100 e foi condenado pela Fina (Federação Internacional de Natação) nesta sexta-feira (19) a oito meses de exclusão das competições. Santos entraria na água no próximo sábado, nas eliminatórias do revezamento.

A informação foi confirmada pela defesa do atleta. Ele foi pego pelo uso da substância proibida clostebol em exame realizado em maio. A substância pela qual ele foi pego, proibida pela Wada, (Agência Mundial Antidoping), é um anabólico sintético e encontrado, por exemplo, em produtos para cicatrização.

A ex-saltadora Maurren Maggi já foi suspensa, em 2003, pela mesma substância, assim como o nadador brasileiro Henrique Rodrigues, em 2017.

O nadador integrava a equipe brasileira do revezamento e que era uma das candidatas ao ouro no Mundial de 2019 e estava na Coreia do Sul com a delegação nacional.

Nos jogos do Rio-2016, com Gabriel Santos na equipe, o Brasil terminou na sexta posição do revezamento 4X100. O time brasileiro também conquistou a prata no Mundial de Budapeste, em 2017, e chegou a ocupar o primeiro lugar do ranking da prova em 2018, após o ouro no Pan-Pacífico de Tóquio (2018). Ele venceu o Troféu Maria Lenk nos 100m livre em 2017 e 2018.

Leia também1 Atleta brasileira é pega em teste antidoping e é eliminada
2 Caixa irá conceder verba para esporte paralímpico
3 Campeão Brasileiro é vetado para as Paralimpíadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.