Leia também:
X CBF projeta mudar calendário por Libertadores e Mundial

Ícone das Paralimpíadas dará adeus às piscinas em Tóquio

O brasileiro Daniel Dias acumula 33 medalhas de ouro na natação paralímpica

Monique Mello - 12/01/2021 15h12 | atualizado em 12/01/2021 15h30

Daniel Dias se despedirá da natação nas próximas Paralimpíadas
Daniel Dias se despedirá da natação nas próximas Paralimpíadas Foto: Divulgação/Paulo Roberto Aguero

Um dos maiores medalhistas paralímpicos do mundo anunciou formalmente nesta terça-feira (12) sua aposentadoria. O atleta Daniel Dias comunicou, por vídeo em suas redes sociais, que as Paralimpíadas de Tóquio culminarão no final de sua carreira como nadador profissional.

Aos 32 anos, Daniel detém uma invejável coleção de medalhas e grandes feitos na natação mundial. No anúncio, o atleta lembrou o início de sua carreira e momentos marcantes de sua trajetória.

– Esta decisão já está tomada há um tempo. Eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria onde cheguei. Se eu fosse escrever [sobre] lá, quando eu comecei, há 16 anos atrás, tudo que eu conquistei, eu jamais iria conseguir escrever isso, colocar nas palavras… se eu fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi – disse emocionado.

Sobre o motivo da decisão de aposentar-se, Daniel reflete:

– A vida do atleta é feita de ciclos, fases, e por isso eu decidi parar. Resolvi dar o adeus à piscina porque eu vejo que a minha contribuição, com a natação paralímpica, já foi excepcional. Foi além do que eu esperava. E hoje eu vejo que eu posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer a natação ser uma referência no país e no mundo.

Em Mundiais de Natação, ele acumula quarenta medalhas, sendo trinta e uma de ouro

Ao longo da carreira de Daniel Dias, considerando Jogos Parapan-Americanos, são 33 medalhas, sendo todas de ouro, em 33 provas disputadas. Em Mundiais de Natação, ele acumula 40 medalhas, sendo 31 de ouro.

E ainda, em Jogos Paralímpicos, são 24 medalhas no total, sendo 14 de ouro. Além disso, é o único brasileiro a ter três Troféus Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, em sua estante.

Daniel continuará no esporte, porém no lado político. Ele atuará como membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro e na Comissão Nacional de Atletas no biênio de 2020-2022.

Já no âmbito social, estará mais engajado e à frente do Instituto Daniel Dias, que visa a inclusão social por meio do esporte. Também seguirá atuando como palestrante, levando mensagens motivacionais, com o intuito de fazer a diferença.

O atleta diz estar feliz com a decisão:

– Não quero que seja uma despedida triste não. Vai ser um momento de muita alegria, muitos sorrisos. Eu não tenho dúvidas disso. Como vocês sabem, eu passo a mensagem do #SorriaPraVida. E que nós possamos desfrutar deste momento, destas últimas braçadas, últimos mergulhos, últimos apitos; enfim, que seja um momento de muita alegria não só para mim, mas para vocês que sempre me acompanharam, torceram e vibraram – declara.

Sua última competição será a Paralimpíada de Tóquio, que ocorrerá de 24 de agosto a 05 de setembro. Na ocasião, o atleta deverá nadar em quatro provas individuais e, possivelmente, um revezamento, despedindo-se de modo oficial da torcida; encerrando, assim, seu ciclo paralímpico.

Leia também1 Punida por doping, Rafaela Silva está fora da Olimpíada de Tóquio
2 Vitor Belfort faz apelo pela irmã Priscila, desaparecida há 17 anos
3 Em entrevista, Papa Francisco exalta Maradona: "Um poeta"
4 Bolsonaro encontra ministro japonês e recebe convite para abertura da Olimpíada
5 Rússia está banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa do Catar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.