Leia também:
X Para Mourão, Brasil sediar Copa América não é um problema

Gabriel Medina e Tati Weston-Webb abandonam campeonato

Edição do ISA Games está com surto de Covid-19 entre atletas e delegações

Pleno.News - 31/05/2021 16h22 | atualizado em 31/05/2021 17h26

Gabriel Medina e Tati Weston-Webb abandonaram competição Foto: WSL/Matt Dumbar

A disputa do ISA Games em El Salvador sofreu duas baixas importantes nesta segunda-feira (31). Classificados na primeira rodada com boas notas, os brasileiros Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb optaram por deixar a competição, que está sendo realizada nas praias de La Bocana e El Sunzal, por causa dos casos positivos de Covid-19. No sábado (29), todos os competidores foram testados, além de membros da organização e das comissões técnicas, e 28 casos positivos para coronavírus foram detectados

– Após conquistarem o primeiro lugar em suas baterias do primeiro round do ISA World Surfing Games 2021, em El Salvador, e consequentemente carimbarem os seus passaportes para fazer história na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a partir do dia 25 de julho de 2021, Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina tomaram a difícil decisão de deixarem o evento e se resguardarem para a sequência desta intensa e desafiante temporada – explicou a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Antes de Medina e Tati, a brasileira Silvana Lima já havia sido vetada no campeonato porque ela testou positivo para Covid em El Salvador. Segundo a CBSurf, a surfista havia testado negativo no exame de sorologia no início do mês e também no teste de RT-PCR em 26 de maio, antes do embarque. Mas, no aeroporto de El Salvador, testou positivo e um segundo teste confirmou o resultado, tirando-a da competição.

– O protocolo da organização do evento e a estrutura oferecida para a Seleção em El Salvador foram muito importantes para a segurança da equipe e de todos os atletas e profissionais envolvidos. A atleta permanecerá isolada e acomodada em um hotel disponibilizado pelas autoridades locais até que o período de quarentena necessário se encerre – explicou Adalvo Argolo, presidente da CBSurf.

Silvana não teve sintomas da Covid-19, mas não pôde defender a medalha de prata conquistada na edição anterior, no Japão. Mas o susto mexeu com Medina e Tati, que optaram por deixar o campeonato. Eles já cumpriram o pré-requisito para atletas classificados para a Olimpíada, que era participar do evento, então não correm risco de perder a vaga para os Jogos de Tóquio.

– Apesar de toda a estrutura montada pela CBSurf e [pelo] COB para receber a Seleção Brasileira de Surfe em El Salvador, contando com um hotel exclusivo, localizado em uma praia vizinha às praias de competição, a fim de garantir maior privacidade e isolamento à equipe, e a hospedagem em quartos individuais, esses atletas se sentem mais seguros retornando para as suas casas neste momento. Frente ao complexo e desafiante cenário imposto, a Confederação Brasileira de Surf respeita e acolhe a decisão dos atletas convocados e está prestando o suporte necessário para que possam retornar com segurança – frisou.

Sem os três atletas, a seleção brasileira fica apenas com Filipe Toledo e Italo Ferreira, ambos classificados para a segunda rodada com ótima atuação, e Julia Santos, que perdeu na estreia e vai para a repescagem. O ISA Games distribui as últimas vagas para os Jogos de Tóquio, mas o evento não tem impacto para a classificação dos brasileiros – Medina, Italo, Tati e Silvana estão garantidos e vão representar o país nos Jogos Olímpicos.

*Estadão

Leia também1 Vietnã detecta variante híbrida das cepas indiana e britânica
2 Renan Calheiros critica Copa América no Brasil: "Escárnio"
3 Para Mourão, Brasil sediar Copa América não é um problema
4 Copa América: Conmebol agradece a Bolsonaro e à CBF
5 Após desistência da Argentina, Copa América será no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.