Leia também:
X Ex-jogador critica André Rizek e comentaristas de futebol

Uefa se defende por decidir não iluminar estádio com cores LGBT

Sob críticas de vários países, desde a última terça-feira, a entidade que comanda o futebol europeu afirmou que sua decisão "não é política"

Pleno.News - 23/06/2021 11h30 | atualizado em 23/06/2021 13h11

Uefa veta iluminação de arco-íris em estádio para Alemanha x Hungria
Uefa veta iluminação de arco-íris em estádio para Alemanha x Hungria

A Uefa defendeu nesta quarta-feira (23) a sua recusa em permitir que o estádio de Munique, a Allianz Arena, seja iluminado com as cores da comunidade LGBT na partida entre Alemanha e Hungria, pela terceira rodada do Grupo F da Eurocopa, mas adicionou as cores do arco-íris ao seu logotipo no Twitter e reafirmou o “firme compromisso” contra a homofobia.

Sob críticas desde a última terça-feira (22) de vários países, a entidade que comanda o futebol europeu afirmou que sua decisão “não é política”, ao contrário do pedido de Munique como forma de protesto contra uma recente lei húngara considerada discriminatória para os homossexuais.

A solicitação estava “ligada à presença da seleção da Hungria no estádio para a partida contra a Alemanha”, recordou a Uefa. A entidade, que tem 55 federações afiliadas, de países com governos de amplo espectro, se esforça para permanecer distante das questões políticas, ao mesmo tempo que demonstra “valores” de igualdade, um equilíbrio complexo como revelou o caso do estádio de Munique.

– Para a Uefa, o arco-íris não é um símbolo político, e sim um sinal de nosso firme compromisso por uma sociedade mais diversa e inclusiva – afirmou a entidade no Twitter.

De acordo com Heiko Maas, ministro alemão das Relações Exteriores, a Uefa enviou uma “mensagem equivocada” ao rejeitar a iluminação da arena de Munique com as cores do arco-íris.

– É verdade, um campo de futebol não tem nada a ver com a política. Trata-se de pessoas, de igualdade, de tolerância. E por isto a Uefa enviou uma mensagem equivocada – escreveu o político, que estimulou a exibição das cores “no estádio e fora dele” nesta quarta-feira.

O prefeito da cidade do sul da Alemanha, Dieter Reiter, anunciou que vários locais emblemáticos de Munique serão iluminados com as cores do arco-íris.

*AE

Leia também1 Inconformada, ONG distribuirá bandeira LGBT em jogo da Uefa
2 Uefa veta iluminação LGBT em estádio durante partida
3 Caboclo diz que compra de jato para a CBF foi "planejada"
4 Flamengo vai ao STJD para tirar Pedro da Seleção Olímpica
5 OMS cita queda de contágios no Japão, mas mantém vigilância para os Jogos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.