Leia também:
X São Paulo demite Rogério Ceni após passagem sem títulos

STJ suspende julgamento de recurso da defesa de Robinho

Advogados de Robinho questionam o STJ sobre um pedido para que o governo da Itália envie cópia do processo

Pleno.News - 20/04/2023 08h25 | atualizado em 20/04/2023 10h41

Robinho Foto: EFE/Paulo Fonseca

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou, nesta quarta-feira (19), a analisar o recurso da defesa de Robinho contra decisão monocrática do relator, ministro Francisco Falcão. O julgamento foi suspenso depois que o ministro João Otávio de Noronha pediu vista dos autos.

Relator do caso na Corte, Falcão negou pedido dos advogados de Robinho para que o governo da Itália envie a cópia integral e traduzida do processo que levou à condenação do jogador à sentença de nove anos de prisão por estupro cometido contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão em 2013.

Após o voto de Falcão pela manutenção da decisão monocrática, Noronha pediu vista e o julgamento foi suspenso por até 60 dias, com a possibilidade de ampliar o prazo para três meses. O ministro quer mais tempo para analisar as peças da ação.

O processo em curso no STJ discute a possibilidade de homologação da sentença italiana e da possível transferência da execução da pena do jogador para o Brasil.

A defesa de Robinho, liderada pelo advogado José Eduardo Alckmin, alega que a homologação da sentença somente com os documentos juntados nos autos pela Itália não garante o respeito à legislação brasileira e que “considera imprescindíveis os documentos”.

Alckmin deseja mostrar que o atleta teve seus direitos cerceados no julgamento em Milão. Em entrevista ao Estadão no mês passado, ele afirmou que o jogador se sente “injustiçado”.

Vale lembrar que os advogados de Robinho não podem contestar o mérito da condenação proferida pela Justiça italiana, já que o STJ só examina aspectos formais do caso para reconhecer ou não a homologação da sentença no Brasil.

*AE

Leia também1 STF forma maioria para tornar réus 100 denunciados por atos
2 GSI: Ministro interino questiona vazamento de imagens
3 GSI impôs sigilo de 5 anos em vídeos de ataques ao Planalto
4 Jornalista da GloboNews defende MST: "Qualificado para debater reforma agrária"
5 Ex-ministro tenta explicar o que fazia no interior do Planalto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.