Leia também:
X Um dia antes de morrer, Pelé realizou sonho de filha rejeitada

Santos suspende uso da camisa 10 por tempo indeterminado

Presidente do clube, Andrés Rueda, quer tornar decisão definitiva

Pleno.News - 30/12/2022 11h00 | atualizado em 30/12/2022 11h12

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé Foto: EFE/ Sebastião Moreira

Um dos desejos da família de Pelé está mais perto de ser atendido. Momentos após o falecimento, na quinta-feira (29), os familiares pediram pela imortalização da camisa 10 do Santos – reconhecida mundialmente como o número do Rei do Futebol – para que nenhum jogador a use novamente.

Após tomar conhecimento desse pedido da família, Andrés Rueda, atual presidente do Santos, veio a público informar que o uso do número 10, na temporada 2023, está suspenso. A medida permanece até que o conselho deliberativo do clube tome uma decisão sobre o processo para a imortalização da camisa.

– Particularmente, sempre fui favorável, acho uma excelente homenagem. Mas por que não colocamos isso antes? A opinião do sócio é dividida, alguns querem a aposentadoria e outros querem a lembrança do Pelé jogando com o time. Agora, com esse entendimento da família, vamos propor a aposentadoria ao Conselho. Isso tem trâmite burocrático, com reunião do Conselho, mas como ato administrativo, não utilizaremos mais a camisa 10 a partir de janeiro e esperamos a decisão definitiva do nosso Conselho – afirmou em entrevista ao Jornal Bandnews FM.

Apesar da vontade do presidente do Santos, o processo para imortalizar a camisa 10 do Santos pode levar algum tempo. De acordo com o dirigente, parte dos conselheiros entende que uma forma de homenagear o Rei do Futebol seria seguir usando a numeração de maneira oficial nas partidas.

– Muitos conselheiros acreditavam que a homenagem era justamente a camisa 10 do Pelé estar com o time. Vamos levar o assunto ao conselho, mas nós, em medida administrativa, não utilizaremos a camisa 10 até a definição do Conselho – afirmou.

Pelé atuou apenas com a camisa do Santos entre 1956 e 1974. Fora do país, o Rei do Futebol atuou pelo Cosmos, dos Estados Unidos, equipe em que encerrou sua carreira como atleta profissional. Além dos clubes, ele conquistou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 com a Seleção Brasileira.

*AE

Leia também1 Um dia antes de morrer, Pelé realizou sonho de filha rejeitada
2 Pelé escolheu cemitério que possui vista para Vila Belmiro
3 Boletim: Hospital Albert Einstein revela causa da morte de Pelé
4 Exército Brasileiro homenageia Pelé: "Grande combatente"
5 Governo de SP decreta luto de sete dias após morte de Pelé

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.