Leia também:
X Grêmio vence Vasco de virada em jogo com gol anulado

Santos vence e diminui a diferença para líder Palmeiras

Time paulista jogou contra o Bahia

Henrique Gimenes - 13/07/2019 21h33 | atualizado em 13/07/2019 21h55

Santos e Bahia empataram Foto: Ivan Storti/Santos FC

Neste sábado (13), Santos e Bahia tiveram o primeiro jogo oficial após a pausa para a Copa América. O jogo, válido pela 10° rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado por bastante equilíbrio e poucas chances de gol, de ambas as partes, o suficiente para deixar o placar zerado durante boa parte da partida. Porém no final do confronto, o uruguaio Carlos Sánchez fez o único gol da partida, de pênalti, e garantiu os três pontos para o Santos.

Com a vitória por 1 a 0, o Santos se mantém na segunda colocação e conseguiu diminuiu a diferença para o líder Palmeiras, que empatou com o São Paulo, por 1 a 1, no Morumbi. Já o Bahia se mantém no meio da tabela e deve ficar entre os dez melhores, já que Grêmio e Fortaleza (décimo e décimo primeiro colocado) também atuaram neste sábado.

Agora os dois times voltam suas atenções para situações diferentes: enquanto o Santos terá uma semana livre e já pensa no duelo diante do Botafogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, o time baiano deixa de lado, pelo menos momentaneamente, o principal torneio nacional para tentar fazer história e garantir classificação diante do Grêmio, em jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

QUEM FOI BEM: SOTELDO
Um dos melhores jogadores do Santos nesta temporada, Soteldo fez mais uma grande partida com a camisa santista. Com boa capacidade de improvisar quando tem a bola no pé e muita mobilidade para tentar quebrar as linhas adversárias, o atacante venezuelano era a principal peça de escape do time para abrir espaço e buscar o gol. Mesmo sem ter batido o pênalti, o “baixinho” foi o destaque dos visitantes em campo.

QUEM FOI MAL: URIBE
O centroavante era uma das possibilidades de dificultar a defesa do Bahia, já que o time santista utilizaria bastante as laterais e poderia abrir espaço pelo meio para Uribe e Sasha. No entanto, o atacante colombiano não conseguiu se desvencilhar do sistema defensivo baiano e errou nas poucas chances que teve de colocar a bola no fundo das redes do goleiro Douglas.
A atuação do atacante santista foi tão abaixo do esperado que Sampaoli não esperou muito para tirá-lo e colocar Marinho, aos 15 minutos do segundo tempo, mudando o sistema ofensivo dos visitantes.

ATUAÇÃO DO SANTOS
Mesmo jogando fora de casa, o Santos foi quem ditou o ritmo do confronto e quem conseguia criar mais jogadas no setor ofensivo. Com a alta posse de bola e a chegada de jogadores da defesa para ajudar o ataque, o Santos acelerava quando conseguia espaço e “esfriava” o jogo quando o Bahia conseguia montar as duas linhas de quatro jogadores bem sólida.
Mesmo pressionado no segundo tempo, a equipe não mudou a postura e a ideia de jogar com a bola no pé. Com isso, conseguiu se manter no ataque e marcar, nos minutos finais, em pênalti cobrado por Carlos Sánchez.

ATUAÇÃO DO BAHIA
A equipe comandada por Roger Machado foi bastante cautelosa e preferiu se postar defensivamente ao invés de ir para o ataque e mostrar seu bom repertório na linha de frente, com Artur e Arthur Caíke. Com isso, o meio campo era um setor fundamental para que a estratégia dos donos da casa desse certo, pois os raros erros do Santos poderiam se tornar contra-ataques fatais caso Ramires e Shaylon conseguissem achar brechas na marcação dos três zagueiros adversários. Porém, faltou mais ousadia no ataque e o time pecou nas raras chances que teve de marcar.

HISTÓRIA DO JOGO
O jogo começou bastante equilibrado, com as duas equipes tentando propor o jogo, mas pecando na hora que chegavam perto do gol adversário. Com um pouco mais de criatividade, o Santos conseguiu criar algumas situações ofensivas e ditava o ritmo da partida explorando a velocidade de Soteldo e dos alas Jorge e Victor Ferraz. Os erros de passes constantes não permitiam uma melhora do Bahia, que pouco tinha a bola e esperava um erro dos visitantes.

Porém, mesmo com o maior volume de jogo, o time comandado por Sampaoli não conseguia incomodar o goleiro Douglas e foi o Bahia que teve duas boas oportunidades de marcar, primeiro com Arthur Caíke e depois com Ramires, ambos tendo seus chutes bloqueados pela defesa. Na sequência, o ala Victor Ferraz apareceu bem no lado direito do ataque e chutou cruzado, para grande defesa do arqueiro baiano.

ARBITRAGEM CRITICADA
Mesmo sem comprometer em lances determinantes para a definição do resultado final, a arbitragem de Jean Pierre Gonçalves Lima foi bastante criticada pelo time do Santos. No primeiro tempo, o gaúcho marcou toque de mão de Lucas Veríssimo quando o defensor tinha escorado a bola com o corpo, enquanto, na segunda etapa, o árbitro viu novamente mão em um lance absolutamente normal, quando Jorge dominou com o peito e partiu para o ataque.

TORCIDA
A torcida baiana não decepcionou e veio em massa para acompanhar o primeiro jogo do Bahia após a pausa para a Copa América. Além disso, incentivaram e apoiaram a equipe mesmo com um primeiro tempo muito morno e com poucos momentos empolgantes para o torcedor.

BAHIA
Douglas Friedrich; Ezequiel, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton, Shaylon (Guerra) e Ramires; Artur, Arthur Caíke (Élber) e Fernandão (Gilberto). Técnico: Roger Carvalho. T.: Roger Machado
SANTOS
Éverson; Lucas Veríssimo, Aguilar e Gustavo Henrique (Luiz Felipe); Victor Ferraz (Jean Mota), Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jorge; Eduardo Sasha, Uribe (Marinho) e Soteldo. T.: Jorge Sampaoli

Estádio: Pituaçu, em Salvador
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jose Eduardo Calza (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG), com os assistentes Vinicius Gomes do Amaral (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Gols: Carlos Sánchez, aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Elton (Bahia); Aguilar, Soteldo e Pituca (Santos)

*Folhapress

Leia também1 Grêmio vence Vasco de virada em jogo com gol anulado
2 Jogadores excluem CBF de festa pelos 25 anos do tetra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.