Leia também:
X Com jogo da Seleção, TV Brasil tem maior audiência da história

Saiba quem é Ricardo Sá Pinto, escolhido novo técnico do Vasco

Time carioca anunciou contratação do técnico português nesta quarta-feira

Paulo Moura - 14/10/2020 14h00 | atualizado em 14/10/2020 14h02

Ricardo Sá Pinto deve assinar com o Vasco até o fim desta semana Foto: Reprodução

Seguindo o exemplo de rivais como o Flamengo e Santos, que recentemente buscaram treinadores portugueses para o comando de seus times, o Vasco agora terá com um comandante lusitano para tentar devolver ao clube o bom futebol que o cruzmaltino apresentou nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O escolhido da vez é Ricardo Sá Pinto.

Apesar de ser um nome pouco conhecido no Brasil, o treinador de 48 anos é bastante conhecido em Portugal, onde treinou e atuou pelo Sporting, clube centenário que já foi 18 vezes campeão nacional. Foi lá que Sá Pinto, como jogador, conquistou 3 títulos da Supertaça de Portugal, 2 taças de Portugal e 1 título de campeão nacional.

Durante a carreira de jogador, o lusitano ainda representou a Seleção Portuguesa, pela qual disputou duas Eurocopas, de 1996 e 2000. Ao todo, Sá Pinto disputou 55 jogos pela equipe nacional com 15 gols marcados.

Ricardo iniciou o trabalho como treinador em 2012, quando assumiu o time Sub-19 do Sporting. Com 20 vitórias em 24 jogos, ele acabou assumindo o time principal na mesma temporada, quando fez o time ser vice-campeão da Taça de Portugal e ir aos play-offs da Liga Europa.

Depois desse período, o profissional passou um período na Sérvia, à frente do Estrela Vermelha; na Grécia, no comando do OFI e do Atromitos; voltou a Portugal para treinar o Belenenses; foi à Bélgica para liderar o Standard Liège; para a Polônia, à frente do Legia Warszawa; e, por fim, seu último clube, o Braga, que ele deixou em dezembro de 2019.

SEMELHANÇAS COM JORGE JESUS E CHEGADA AO VASCO
Apesar de não ter trabalhado com o ex-treinador do Flamengo, Jorge Jesus, a imprensa portuguesa afirma que Ricardo tem um estilo parecido com o do compatriota. Famoso por ter um estilo “brigador”, Sá Pinto gosta de participar bastante à beira de campo.

O contrato do treinador será válido até o término do Brasileiro, em fevereiro de 2021. Com o novo comandante, que não estará à beira do campo contra o Internacional, no domingo (18), em Porto Alegre, chegam três profissionais: o auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

Leia também1 Com jogo da Seleção, TV Brasil tem maior audiência da história
2 Brasil terá nova operadora de telefone até o fim do ano
3 Cristiano Ronaldo testa positivo para o novo coronavírus
4 Santos anuncia retorno de Robinho com salário de R$ 1.500
5 Seleção: CBF divulga numeração dos jogadores para eliminatórias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.