Leia também:
X Atacante Jô, do Corinthians, é vendido para futebol japonês

Retrospectiva: 15 momentos esportivos de 2017

O Pleno.News selecionou os principais momentos do esporte no Brasil e no mundo

Emerson Rocha - 23/12/2017 12h00 | atualizado em 23/12/2017 12h10

O ano de 2017 foi bem movimento no esporte. Tivemos importantes destaques nos campeonatos, também grandes nomes e algumas lendas que se aposentaram. Relembre aqui os 15 principais momentos escolhidos pelo Pleno.News.

Estaduais
Mesmo com um calendário bem apertado, os grandes clubes do Brasil disputaram com o objetivo de ficar com o título dentro do próprio estado. No Rio, o Flamengo foi o campeão. O Corinthians levou a Taça, em São Paulo, enquanto em Minas, o Troféu ficou com o Atlético-MG. Dos principais torneios estaduais, a maior surpresa foi no Rio Grande do Sul, com o título conquistado pelo Novo Hamburgo.

Copa do Brasil
A maior competição do país, em número de participantes, teve o Cruzeiro como o grande campeão. O time mineiro bateu o Flamengo na final. Após empate em 1 a 1, no Maracanã, e 0 a 0, no Mineirão. O Troféu foi decidido nos pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Fábio, da Raposa.

Maior transação da história do futebol
Quando o Paris Saint-Germain anunciou a compra dos direitos de Neymar, do Barcelona, o mundo ficou estarrecido. O clube francês desembolsou a quantia recorde de R$ 821,4 milhões (222 milhões de euros) pela multa rescisória. O atacante chegou a Paris com grande festa e a expectativa de grandes conquistas.

Liga dos Campeões
A estrela de Cristiano Ronaldo brilhou ainda mais na maior competição de clubes da Europa. O português marcou gols decisivos na reta final do torneio e fez o Real Madrid conquistar o título pelo segundo ano seguido. Na final, o clube espanhol goleou a Juventus, por 4 a 1, em Mônaco.

Esportes americanos
As duas maiores competições dos Estados Unidos tiveram decisões históricas. Na NBA, o Golden States Warriors conseguiu dar o troco no Cleveland Cavaliers e ficou com o título. Já no Super Bowl, que é a decisão do futebol americano, o New England Patriots virou o placar numa inédita prorrogação e bateu o Atlanta Falcons. O título colocou Tom Brady na história do esporte eternamente.

Fim do raio
O homem mais rápido do mundo pendurou as sapatilhas. Com várias medalhas em mundiais e Olimpíadas, Usain Bolt encerrou a carreira com uma derrota. Na final do revezamento 4×100 do Mundial de Londres, ele acabou sentindo cãibras e abandonou a corrida. Já na final dos 100 metros rasos, Bolt ficou apenas com o bronze.

Libertadores
A grande competição do continente apresentou três grandes decepções brasileiras. Palmeiras e Atlético-MG foram eliminados nas oitavas de final, enquanto o Flamengo não passou da fase de grupos. O Botafogo foi uma grande surpresa, chegando às quartas. O time carioca foi superado justamente pelo Grêmio, que acabou sendo o campeão ao vencer o Lanús.

Brasileirão
Corinthians esteve à frente, principalmente no primeiro turno. A equipe do técnico Fabio Carille conseguiu passar as primeiras 18 rodadas sem nenhuma derrota. Com a grande margem de vantagem, o Timão manteve a ponta até o final e ficou com o título, o sétimo de sua história.

Fato triste
A notícia que mais emocionou, no futebol, foi a morte do filho do técnico Abel Braga. João Pedro, 18 anos, caiu da janela do apartamento, no Leblon, no Rio de Janeiro, quando tomava banho. A suspeita é que ele tenha tido uma convulsão, o que motivou a queda. Mesmo com o fato, o treinador voltou a trabalhar e recebeu diversas homenagens.

Bola de Ouro
O craque Cristiano Ronaldo levou mais uma vez o título de melhor jogador do ano. O português agora tem cinco prêmios e se iguala a Messi.

Fórmula 1
Mais uma vez, a rivalidade entre os dois principais pilotos da categoria: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton foi o ponto alto do mundial. Hamilton conseguiu nove vitórias durante toda a competição e conquistou o tetracampeonato, com duas corridas de antecedência.

Outro fato que marcou o esporte foi a aposentadoria do brasileiro Felipe Massa.

Lutas
Após cumprir suspensão por doping, Jon Jones conquistou o cinturão contra Daniel Cornier, mas foi flagrado novamente.

O Brasil viu duas derrotas de José Aldo para Max Holloway, que é o atual campeão dos penas. Já as mulheres brasileiras fizeram bonito, com destaque para Cris Cyborg e Amanda Nunes.

Além das disputas no octógono, outro fato foi a milionária luta de boxe entre o lutador de UFC, Conor McGregor, irlandês e o boxeador americano, Floyd Mayweather. Melhor conhecedor da categoria, o americano acabou nocauteando o irlandês falador.

Sul-Americana
Eliminado da Libertadores, o Flamengo teve que se contentar com a Sul-Americana. O time buscou o título, que seria inédito para o clube carioca. Mas na final, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Independiente, da Argentina, na soma dos dois jogos. A decisão também ficou marcada pela violência dos torcedores no Maracanã.

Mundial
Por ter vencido a Libertadores, o Grêmio foi o representante do continente. O time gaúcho chegou a final para encarar os galáticos do Real Madrid. A equipe de Renato Gaúcho apresentou um ótimo sistema defensivo, mas a fera Cristiano Ronaldo conseguiu um gol de falta e deu a vitória para os espanhóis por 1 a 0.

Aposentadoria no futebol
A Itália, que ficou fora da próxima Copa, se despediu dos craques Pirlo e Totti. Na Alemanha, o Bayern de Munique fez festa para o adeus do alemão Philipp Lahm e do espanhol Xabi Alonso. Aqui no Brasil, Kaká e Zé Roberto anunciaram que não irão mais jogar profissionalmente.

Leia também1 Retrô: 10 entrevistas especiais feitas pelo Pleno.News
2 Mudança! Veja os famosos que se batizaram em 2017

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.