Leia também:
X Lateral do Liverpool é acusado de agressão pela polícia

Receita fiscal da Espanha pede prisão de Cristiano Ronaldo

Atleta seria culpado pelo crime de evasão fiscal, disse jornal El Mundo

Gabriela Doria - 27/12/2017 16h59 | atualizado em 27/12/2017 18h03

O atleta português Cristiano Ronaldo pode enfrentar novos problemas com a Receita fiscal da Espanha. De acordo com o jornal El Mundo, o jogador seria acusado de praticar evasão fiscal. A publicação diz ainda que a diretora da instituição já teria recomendado sua prisão através de um ofício.

Astro português está na mira da Justiça novamente Foto: EFE/Juan Carlos Hidalgo

No ofício, Caridad Gómez Mourelo, chefe do departamento de Delito Fiscal da Fazenda espanhola, pede ao juiz que analise a possibilidade de prisão do jogador. Segundo Mourelo, Cristiano Ronaldo sonegou o pagamento de 14,7 milhões de euros em impostos. “Sinceramente, temos pessoas em prisões por haver deixado de pagar 125 mil euros”, declarou a diretora no documento.

Para sustentar seu pedido, Mourelo acusa o jogador de utilizar “laranjas” e contas em paraísos fiscais como parte do esquema para não ter que pagar impostos por seus ganhos com direitos de imagem. A maioria dos bens teria sido enviado para contas nas Ilhas Virgens Britânicas.

As investigações afirmam que o esquema acontece desde 2009, quando CR7 passou a defender o Real Madrid. Apesar disso, os ilícitos foram planejados quando ele ainda jogava pelo Manchester United.

– Se você vier para a Espanha, o seu problema é que, se você já usou uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas porque estava no Reino Unido e existia uma conexão, essa conexão precisa parar de existir – decretou a diretora.

Em 2014, Cristiano Ronaldo já havia enfrentado problemas pela sonegação de impostos. Na época, sua defesa efetuou uma espécie de regularização espontânea da situação financeira do atleta. A atividade tinha como objetivo mostrar que o português nunca teve a intenção de sonegar impostos. Apesar disso, a Receita afirma que os esquemas nas Ilhas Virgens Britânicas não cessaram por completo.

Em julho deste ano, Cristiano Ronaldo prestou depoimento à Justiça da Espanha para esclarecer sua rotina financeira. Ele demonstrou irritação diante de insistentes perguntas sobre suas atividades financeiras. Na época, ele defendeu seu agente, Jorge Mendes, e chegou a classificar como “ridículo” todo o processo contra ele.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.