Leia também:
X Susana Werner anuncia fim do casamento com Julio Cesar

Real Madrid aciona autoridades após racismo contra Vinicius Jr.

Jogador foi chamado de "macaco" por torcida do Valencia em partida do LaLiga

Thamirys Andrade - 22/05/2023 10h35 | atualizado em 22/05/2023 11h10

Vinicius Jr Foto: EFE / Rodrigo Jiménez

O Real Madrid acionou a Procuradoria-Geral do Estado, na Espanha, após o jogador brasileiro Vinicius Junior ser alvo de racismo na partida do campeonato LaLiga do último domingo (21). Na ocasião, parte da torcida do time rival, Valencia, o chamou de “macaco”, e o jogo chegou a ser paralisado por cerca de oito minutos.

– O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinicius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades – anunciou.

Na sequência, o clube lembra que o “artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público”.

ENTENDA
Há ao menos oito reclamações na Justiça por racismo contra o jogador Vinicius Junior nesta temporada do LaLiga. O campeonato chegou a criar uma comissão para apurar o caso em fevereiro.

O caso chegou ao seu ápice no último domingo, quando a partida do Real Madrid contra o Valencia no estádio Mestalla chegou a ser paralisada por oito minutos após torcedores entoarem em coro a palavra “macaco” contra o jogador. Por fim, Vinicius Jr acabou expulso do jogo após uma confusão com o goleiro Mamardashvili.

Ele usou as redes sociais para se pronunciar, indicando que cogita até mesmo deixar a Espanha.

– Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui – assinalou.

VALENCIA E LALIGA SE PRONUNCIAM
O Valencia se manifestou afirmando ser “contra o racismo e a violência em todas as suas formas” e comunicou que está trabalhando junto da polícia para identificar os torcedores envolvidos.

– Desde o momento em que ocorreram os infelizes acontecimentos, o clube analisou todas as imagens disponíveis, trabalhando junto das autoridades o mais rápido possível para esclarecer o ocorrido, a fim de poder agir com rapidez e contundência. (…) O Valencia CF abriu um processo disciplinar, aplicará o nível máximo de severidade, incluindo a proibição vitalícia do estádio contra os torcedores envolvidos, e está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades – assinalou.

Já o LaLiga disse que vai apurar o que chamou de “incidentes” do último domingo e também pontuou ter solicitado imagens para tomar “as medidas cabíveis” contra os responsáveis.

Javier Tebas Medrano, presidente do campeonato, por sua vez, demonstrou insatisfação com o protesto de Vinicius Jr. nas redes sociais, afirmando que a Liga tentou realizar reuniões com o jogador para “tentar explicar” o que eles fazem mediante casos de racismo.

– Antes de criticar e insultar a Liga, é necessário que você se informe adequadamente, Vinicius Junior. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos – assinalou.

O atacante reagiu pontuando que, adotando tal postura, o Medrano “se iguala a racistas”.

– Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove – escreveu Vinicius Jr.

Leia também1 Filha de Juliano Cazarré passará por procedimento no coração
2 CNN demite editor após exibir mulher de topless em jornal
3 Jornalista da Globo fica surpresa ao ver lojas fechadas
4 Susana Werner anuncia fim do casamento com Julio Cesar
5 Anderson, do Molejo, diz que câncer atingiu testículos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.