Leia também:
X Taça Libertadores volta para a Globo, após três anos no SBT

Rafael Ramos é preso por injúria racial após jogo contra Inter

Lateral do Corinthians foi acusado de chamar Edenilson, do Internacional, de macaco

Monique Mello - 15/05/2022 08h25 | atualizado em 16/05/2022 10h43

Momento do embate entre Edenilson e Rafael Ramos Foto: Reprodução/YouTube Jovem Pan Esportes

O lateral-direito português Rafael Ramos, do Corinthians, foi preso em flagrante por agentes da Polícia Civil no fim da noite deste sábado (14), no vestiário do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O jogador foi autuado após o volante Edenilson, do Internacional, prestar uma queixa-crime contra Rafael, alegando ter sido chamado de “macaco” pelo atleta durante o empate em 2 a 2 entre as equipes, pelo Brasileirão.

Rafael Ramos pagou uma fiança no valor de R$ 10 mil e foi liberado. A informação foi confirmada pelo delegado Carlo Vitarelli, que falou com jornalistas logo após o depoimento do jogador do Internacional. Ele explicou que como o atleta corintiano foi autuado por injúria racial, diferentemente do crime de racismo, inafiançável por lei, ele teve a possibilidade de ser liberado mediante o pagamento da fiança.

O jogador português falou brevemente com a imprensa antes de deixar o Beira-Rio. Segundo ele, a situação foi um engano; ele contou que conversou com Edenilson após a partida.

– Estou aqui de cabeça e consciência limpa. Foi apenas um mal-entendido entre mim e o Edenilson. Falei com ele ao final do jogo e expliquei para ele a verdade, o que eu tinha dito. Ele me disse que tinha receio de passar como mentiroso, mas eu disse que ele não seria “mentiroso”, apenas entendeu errado o que foi dito. Apertamos as mãos e foi isso – disse o jogador, deixando o local em seguida antes mesmo que a imprensa pudesse fazer qualquer pergunta.

Minutos depois, Rafael Ramos também se manifestou nas redes.

Em nota oficial, o Corinthians afirmou que Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente da apresentada por Edenilson. O clube paulista ressalta que repudia e não compactua com o racismo. Tanto o Corinthians quanto o lateral “continuarão a colaborar com as autoridades, certos de que tudo será esclarecido o mais rapidamente possível”, diz o comunicado.

ENTENDA O CASO
O volante Edenilson, do Internacional, alega ter sido chamado de “macaco” pelo lateral-direito Rafael Ramos durante o segundo tempo do empate por 2 a 2 com o Corinthians, pelo Brasileirão. A partida seguiu normalmente, mas ao fim do jogo o atleta colorado decidiu prestar queixa contra o jogador corintiano.

Segundo relato de Edenilson, nas redes sociais, ele procurou Ramos no vestiário e pediu que o lateral se desculpasse. O jogador português teria se desculpado “por alguma possível” ofensa, mas não pelo termo racista.

O árbitro da partida, Braulio da Silva Machado, relatou na súmula da partida que Edenilson o informou que Rafael Ramos teria dito a ele a frase “f…-se, macaco”, mas o jogador do Corinthians afirmou que na verdade disse “f…-se c…*”. Ainda de acordo com o árbitro, a partida seguiu sem nenhum tipo de punição porque ele não conseguiu ouvir a real frase por causa do barulho da torcida e da distância que estava dos atletas.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.