Leia também:
X Gabriel Jesus e Alex Telles estão fora da Copa do Mundo

Pelé não estaria respondendo mais à quimioterapia, diz jornal

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, ex-jogador estaria sob cuidados paliativos

Paulo Moura - 03/12/2022 11h57 | atualizado em 05/12/2022 19h00

Pelé não estaria mais respondendo à quimioterapia Foto: EFE/Ian Langsdon

O ex-jogador Pelé, de 82 anos, que está internado desde a última terça-feira (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, não estaria respondendo mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado e estaria sob cuidados paliativos. A informação foi divulgada neste sábado (3) pelo jornal Folha de São Paulo.

A quimioterapia vinha sendo realizada desde que o ex-atleta foi operado de um câncer de intestino. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Com a interrupção do tratamento, Pelé agora estaria recebendo medidas de conforto, para aliviar, por exemplo, a dor e a falta de ar.

Na tarde desta sexta-feira (2), o Hospital Israelita Albert Einstein chegou a divulgar uma nota informando que Pelé teve diagnosticada uma infecção respiratória, após ser internado na terça para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón identificado em setembro de 2021. A infecção está sendo tratada com antibióticos.

– A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde – disse o comunicado assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, o oncologista Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein.

De acordo com a nota, o ex-jogador continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento. A Folha informou que tentou ouvir a direção do hospital sobre a suspensão da quimioterapia e da adoção de cuidados paliativos e afirmou que o “hospital não confirmou e também não negou a informação”.

Kely Nascimento, filha de Pelé, tem dito que o quadro do pai não é tão grave e que a “a mídia está surtando novamente”. Ela afirmou que o pai estaria internado para regular medicamentos e que não teria “surpresa, nem emergência”.

– Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no Ano-Novo – afirmou.

Pelé tem feito postagens em suas redes sociais durante a Copa do Mundo do Catar. Na última segunda (28), no intervalo do jogo do Brasil contra a Suíça, com o placar ainda em 0 a 0, postou no Twitter: “Como vocês estão depois deste primeiro tempo? Como diria meu amigo, Galvão Bueno: ‘Haja coração’. Eu acredito na vitória, e vocês?”.

Pelé trava uma batalha contra um câncer de intestino desde 31 de agosto de 2021, quando teve diagnosticado um tumor no cólon (intestino grosso) durante exames de rotina, que deveriam ter sido feitos em 2020, mas foram adiados por causa da pandemia da Covid-19.

Além do câncer, o atleta sofre com sequelas de três cirurgias realizadas nos últimos anos. Uma para colocação de prótese no quadril e outras duas para corrigi-la. Ele também sente dores no joelho, problema que dificultava sua locomoção.

Leia também1 Pelé segue internado e apresenta infecção respiratória
2 Pelé usa redes e tranquiliza fãs: "Visita mensal ao hospital"
3 Pelé é diagnosticado com quadro de broncopneumonia
4 Em boletim médico, hospital atualiza estado de saúde de Pelé
5 Brasil perde para Camarões e enfrentará Coreia do Sul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.