Leia também:
X Renato Gaúcho diz que vencer Libertadores não é obrigação

Palmeiras apresenta Mano Menezes, seu novo treinador

Técnico minimizou o momento conturbado pelo qual o clube passa

Henrique Gimenes - 05/09/2019 17h23

Técnico Mano Menezes é apresentado como mais novo treinador do Palmeiras Foto: Divulgação/Palmeiras

O técnico Mano Menezes foi apresentado oficialmente nesta quinta (5) como novo comandante do Palmeiras, na Academia de Futebol. Anunciado na última terça-feira (3), ele falou sobre construir uma história vitoriosa no alviverde e minimizou o momento conturbado do clube, com protestos de torcida e pressão interna, inclusive contra sua contratação.

– Quando recebi o convite na segunda-feira, levei em consideração todos os aspectos da situação, mas não podemos fazer aquilo que não é da nossa alçada, que não pertence ao técnico e à equipe. Não precisamos fazer milagre nenhum, porque o que temos como qualidade de elenco e condições para trabalhar é propício para entregar aquilo que o torcedor quer. O Palmeiras é muito maior do que as questões segmentadas. Da mesma maneira que você não é unanimidade em um segmento, você encontra pessoas na rua que sentem a confiança no trabalho que vai se iniciar, porque olharam para trás e enxergam em um profissional como eu essa capacidade – afirmou.

Mano confirmou sua presença no banco do Palmeiras já neste sábado (7), apesar de comandar seu primeiro treino só na tarde de hoje.

– Vou dirigir a equipe contra o Goiás, vou estar acompanhado dos profissionais que conduziram a semana. A partir de hoje, a gente começa a direcionar a formação que a equipe usará nesse jogo. Mas acho importante o técnico presente para o início de uma nova era – disse.

O Palmeiras enfrenta o Goiás às 21h pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada.

– Dizer ao torcedor do Palmeiras que é uma honra de estar aqui para iniciar um trabalho. Uma carreira como a minha, de 20 e poucos anos, é feita de capítulos importantíssimos, e espero aqui iniciar um capítulo vencedor dessa carreira que construo há muito tempo. Com muita dedicação, entrega e respeito pelo futebol, pelo qual tanto eu como os torcedores do Palmeiras temos paixão. Estou muito honrado em ocupar o lugar em que muito técnicos históricos estiveram – continuou.

Antes de apresentar Mano, o presidente Maurício Galiotte agradeceu aos serviços prestados por Luiz Felipe Scolari, classificado por ele como “eterno”. O treinador foi demitido na última segunda-feira, um dia depois de derrota por 3 a 0 para o Flamengo no Maracanã.

Já o diretor de futebol Alexandre Mattos falou também falou rapidamente antes de Mano. Alvo de protestos de torcedores organizados na frente de sua própria casa na noite de ontem, o dirigente entregou uma camisa 9 do Palmeiras ao novo treinador e não se pronunciou sobre a pressão.

A apresentação teve ainda a presença do casal Leila Pereira e José Roberto Lamacchia, conselheiros do clube e donos da Crefisa. Os dois foram embora rapidamente e não deram declarações.

TIMES HISTÓRICOS DO CLUBE
Antes mesmo de comandar seu primeiro treino no clube, Mano Menezes já falou sobre as características do elenco e projetou uma “forma muito legal” de jogar. O novo comandante mostrou também conhecimento de times históricos alviverdes e rejeitou o rótulo de treinador defensivo.

– Dirigi a seleção e meus dois volantes eram Ramires e Paulinho. Então vamos construir um trabalho juntos aqui no Palmeiras. Não decreto a forma de jogar, a gente constrói com a característica de cada elenco. Acho, em uma avaliação de fora para dentro, que o Palmeiras tem um elenco com características de jogadores bem definidas para uma forma muito legal de se jogar. O futebol precisa construir resultado, e a partir da confiança, vamos ter um futebol bonito de se ver – disse.

Ele também citou os esquadrões palmeirenses das décadas de 1960 e 1970.

– Procuro estudar muito os clubes que assumo. As Academias de Futebol tiveram características diferentes, a primeira dirigida pelo Filpo (Núñez) e a segunda pelo [Oswaldo] Brandão. E o torcedor gostou do que viu em resultados – continuou Mano.

COMPARAÇÕES COM FELIPÃO
Alvo de reclamações da torcida e até de resistência interna, Mano falou dessa parcela de rejeição de forma tranquila. O treinador disse que não é defensivo, evitou comparações com o antecessor Luiz Felipe Scolari e ironizou o fato de ter recebido críticas antes de começar a trabalhar.

– Seria bem fácil eu falar que jogo igual ao Felipão, mas é um desrespeito com ele. Ele escolheu a maneira dele e vinha dando certo, os resultados eram bons, mas o futebol inexplicavelmente produz algumas coisas que não permite a sequência. Vamos olhar daqui para frente, e vocês vão ver como a equipe vai jogar. Depois dessa escolha, você apresenta evoluções, e aí você vê como o Palmeiras vai ser – apontou.

E continuou.

– São novos tempos, antigamente a gente deixava pelo menos a pessoa trabalhar (…). Vamos retomar isso com o tempo. Entendo que esse é o caminho da retomada. O torcedor tem o direito de contestar, vamos trabalhar para que ele seja feliz, que esteja com o sorriso estampado no rosto e tenha orgulho de ver seu time jogar – afirmou.

Mano fará sua estreia pelo Palmeiras neste sábado (7), contra o Goiás, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O clube está há sete rodadas sem vencer e ocupa a quinta colocação, com uma partida a menos que os rivais.

*Folhapress

Leia também1 Renato Gaúcho diz que vencer Libertadores não é obrigação
2 Brasil lidera lista de indicados à seleção dos melhores do ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.