Palco principal da Copa impressiona por grandiosidade
O estádio de Lujniki, na Rússia, vai sediar a abertura, a final e outras cinco partidas
Gabriela Doria - 06/07/2017 19h41 | atualizado em 07/07/2017 09h35
O estádio de Lujniki, na Rússia, abriu para o público pela primeira vez nesta quinta-feira (6). Entretanto, a arena em Moscou recebeu apenas personalidades, políticos e jornalistas, deixando de fora atletas e torcedores. A abertura do estádio marcou o início da tour da taça, que vai percorrer 24 cidades da Rússia e todos os continentes do planeta entre setembro deste ano e maio de 2018.

O estádio está praticamente pronto e ainda faltam 11 meses para a competição. A estrutura impressiona: o gramado está plantado, as 81 mil cadeiras já estão instaladas, além dos bancos de reserva e as coberturas. A iluminação e o telão estão prontos para uso e a área VIP conta com um caprichado piso e banheiros espaçosos. Mil câmeras de segurança monitoram todo o estádio. Restam apenas pequenas coisas para serem feitas, como corrimões, janelas e limpeza.
Quem vai inaugurar o mundial será a seleção da Rússia, que ainda não sabe quem será seu adversário. É provável que seja a Argentina de Messi.
O Lujniki foi inaugurado em 1956 e desde então já passou por diversas reformas. O estádio também recebeu eventos importantes como as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 1980, além de outras disputas pelas Olimpíadas. Iniciada em 2013, a remodelação para a Copa de 2018 custou cerca de US$ 470 milhões (R$ 1,5 bilhão).
O mundial de futebol está marcado para o dia 14 de junho.