Leia também:
X Assessoria diz que Neymar não doou R$ 1,5 milhão para Lucas

‘O futebol brasileiro parou no tempo há uns 20 anos’, diz Cafu

Aos 50 anos, ex-jogador tem trabalhado como embaixador da Copa do Catar

Pleno.News - 08/02/2021 20h24 | atualizado em 09/02/2021 10h58

Cafu Foto: Reprodução

O ex-lateral Cafu afirmou que os clubes brasileiros e dos demais países sul-americanos precisam reagir para combater o domínio europeu no Mundial de Clubes. Em entrevista exclusiva ao Estadão, o capitão da Seleção Brasileira no título mundial de 2002 avaliou que os times nacionais precisam voltar a ser competitivos e superar o medo de enfrentar grandes adversários.

Aos 50 anos, Cafu tem trabalhado como embaixador da Copa do Catar e garante que o Mundial de 2022 será interessante por dispensar a necessidade de viagens. Pelo país ser pequeno, o torcedor poderá ver mais de um jogo no mesmo dia, e os atletas não vão mais se desgastar com voos e trocas de hotéis.

Na entrevista, ele foi questionado sobre o motivo de os clubes os sul-americanos não ganharem mais o Mundial de Clubes.

– A gente parou de jogar. Por isso, agora o futebol europeu está deitando e rolando. O futebol europeu agora leva o Mundial com muito mais seriedade. Eu vi isso quando estava no Milan. Tivemos a oportunidade de estar no Mundial. Eu joguei contra o Milan quando estava no São Paulo e depois joguei pelo próprio Milan contra o Boca Juniors, da Argentina. Nesse período agora, os times europeus dão muito mais importância ao Mundial de Clubes do que davam antigamente. Isso é fato. Eu vi isso quando fomos jogar. Eles levam muito mais a sério, e, quando isso acontece, o chicote começa a estalar para o nosso lado. Mas isso não impede que um time [sul-americano] venha concentrado e ganhe de um europeu – avaliou.

Cafu apontou o que deve ser feito para o futebol brasileiro mudar.

– Nós paramos no tempo há muitos anos. Falo isso com dor no coração. Eu sou patriota, brasileiro, amo futebol, discuto futebol e sempre quero que o futebol brasileiro seja competitivo e esteja apto a competir com todos os grandes times do futebol europeu. Mas infelizmente paramos no tempo há uns 20 anos. Temos de resgatar isso novamente. E isso já está acontecendo com os grandes jogos que estamos fazendo. Temos de trazer de volta a alegria de jogar futebol – afirmou Cafu.

Ele também foi perguntado sobre qual seria a receita para um time sul-americano superar um europeu em um Mundial.

– O medo de perder tira a vontade de ganhar. Não pode entrar com medo. Tem de saber o seu potencial. É preciso enfrentar o adversário de igual para igual e fazer com o que ele te respeite desde o começo do jogo. Assim que começa, já vai para cima, ataca, mostra que quer ganhar.

*Estadão

Leia também1 Assessoria diz que Neymar não doou R$ 1,5 milhão para Lucas
2 Aos 89 anos, Zagallo é vacinado contra a Covid-19 no Rio
3 Palmeiras não levou o Mundial, mas não faltaram memes
4 Palmeiras perde para o Tigres e deixa Mundial de Clubes
5 Botafogo perde para o Sport e cai para a Série B pela 3ª vez

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.