Leia também:
X Casa de jogador brasileiro é assaltada na Espanha

No Maracanã, clubes apoiam alerta contra o suicídio

Atletas entraram com 88 crianças segurando girassóis, que simbolizaram alerta

Ana Luiza Menezes - 29/09/2019 17h54

Antes do jogo deste domingo (29), Fluminense e Grêmio se uniram por uma causa. Os jogadores dos dois times entraram em campo acompanhados por 88 crianças segurando girassóis, flor símbolo da campanha Na Direção Da Vida #DepressãoSemTabu.

A iniciativa, que faz parte do movimento mundial Setembro Amarelo, buscou conscientizar o público presente de que depressão é uma doença, não é fraqueza, nem motivo de vergonha. Os jovens e homens são os mais resistentes a aceitar o diagnóstico e os que lideram as estatísticas de suicídio.

Após a reprodução do Hino Nacional, as flores foram entregues aos torcedores pelas crianças, que também vestiram camisetas com o nome da campanha e sua hashtag. Além disso, um vídeo com depoimentos reais de jovens que vivenciaram a doença também foi exibido em todos os telões do Maracanã, como forma de sensibilizar o público para essa causa e convidá-lo a conhecer os canais digitais da iniciativa.

Ao longo do mês de setembro, a campanha Na Direção da Vida – Depressão Sem Tabu contou com a adesão de grandes clubes, como Flamengo, Corinthians e Santos.

DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HOMENS
O aumento de casos de suicídio entre os jovens e a prevalência do problema no sexo masculino são pontos de atenção. Trata-se, atualmente, da quarta maior causa de morte em jovens no País, segundo o Ministério da Saúde, e os homens representam as principais vítimas.

Por isso, o engajamento do futebol, um universo que recebe forte atenção do universo masculino no Brasil, é de extrema importância para a conscientização desse grande problema. Estatísticas apontam que, a cada 46 minutos, alguém põe fim à própria vida no Brasil.

Mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e os transtornos de humor, entre os quais a depressão se destaca, representam o diagnóstico mais frequente nos casos.

A CAMPANHA
Com apoio de músicos, esportistas e celebridades, a campanha Na Direção da Vida propõe um diálogo franco sobre o assunto com toda a sociedade. Conduzida pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), pela Upjohn (divisão focada em doenças crônicas não-transmissíveis), pela área de Medicina Interna da Pfizer e com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), a iniciativa traz ações presenciais e digitais para combater os estigmas associados à depressão.

Ao longo do mês de setembro, o girassol simbolizou várias atividades da campanha. Pelas redes sociais, os internautas foram desafiados a postar o ícone do girassol em suas páginas para sinalizar aos seus amigos que estão dispostos a falar de #DepressãoSemTabu.

Além disso, personalidades gravaram depoimentos pessoais para contar como lidaram com o problema, como forma de encorajar a buscar ajuda.

Em Fortaleza, os girassóis tomaram conta dos semáforos, preenchendo a parte amarela dos aparelhos para pedir a atenção da população para essa causa. Em São Paulo, um imenso labirinto de girassóis foi montado no Largo da Batata para convidar o público a conhecer esse universo de perto e a desmistificar a questão.

BUSQUE AJUDA
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda ligue para o número 188 ou acesse o site.

Leia também1 Casa de jogador brasileiro é assaltada na Espanha
2 Corinthians vence o Vasco em jogo com três gols anulados
3 Fortaleza anuncia retorno de Rogério Ceni como treinador

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.