Leia também:
X Copa do Mundo: Confira os dias e horários dos jogos da Seleção

Nike veta nomes como “Jesus” e “Cristo” em camisas da Seleção

Em nota, marca alega que "não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões".

Gabriel Mansur - 15/08/2022 15h27 | atualizado em 15/08/2022 15h48

Nome “Jesus” é vetado na camisa da Seleção Foto: Reprodução/Site da Nike

Com o objetivo de “despolitizar a camisa da Seleção Brasileira”, a Nike atualizou a lista de termos proibidos na personalização do uniforme que o Brasil usará na Copa do Mundo do Catar na plataforma de compra online.

Nesses novos banimentos, segundo a marca, a ideia é restringir manifestações religiosas ou expressões de fé. Por isso, vetou, nesta segunda-feira (15), nomes como Jesus e Cristo. Deus, por outro lado, já estava proibido, assim como Maomé.

A atualização por parte da empresa veio após a percepção nas redes sociais de que alguns termos das religiões de matriz africana, como Ogum e Exu, por exemplo, já estavam indisponíveis.

Em nota enviada à imprensa, a Nike alegou que “não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões”.

A fornecedora de material esportivo informou ainda que “a falha no sistema que permitiu a customização de algumas palavras de cunho religioso está sendo corrigida”, acrescentando que “reforça ainda que este sistema é atualizado periodicamente visando cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra”.

O veto a Jesus, entretanto, causou um problema momentâneo para os fãs do atacante Gabriel Jesus, agora do Arsenal e nome provável na lista de Tite à Copa do Mundo. Ao barrar Jesus, não foi possível inserir na personalização a maneira com a qual o jogador é identificado nas camisas oficiais: G. Jesus.

Segundo apuração do portal UOL, a Nike está trabalhando para atualizar o sistema e permitir essa combinação específica. A gama de termos vetados na personalização do site da Nike também traz Lula e Bolsonaro e comunismo, por exemplo.

Leia também1 Copa do Mundo: Confira os dias e horários dos jogos da Seleção
2 Site da Nike barra "comunismo" e "Lula" na camisa da Seleção
3 CBF apresenta camisa da Seleção Brasileira para Copa no Catar
4 Globo anuncia equipe para a Copa e terá Tiago Leifert

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.