Morte de Diego Maradona foi por “abandono”, diz junta médica
Documento de 70 páginas relata "período de agonia" sofrido pelo argentino, por 12 horas
Monique Mello - 01/05/2021 13h39 | atualizado em 01/05/2021 13h53

A junta médica criada para investigar e esclarecer a morte de Diego Armando Maradona responsabiliza os profissionais de saúde que acompanhavam o ex-jogador argentino por terem o “abandonado à própria sorte”.
A conclusão consta em um relatório de 70 páginas, no qual apontam Leopoldo Luque e Agustina Cosachov, médico pessoal e psiquiatra dele, respectivamente, como os principais responsáveis pela morte do ídolo.
– A atuação da equipe de saúde que atendeu Maradona foi inadequada, deficiente e imprudente – diz o documento.
A junta médica revelou ainda que Maradona morreu após um “prolongado período de agonia”, que durou cerca de 12 horas sem o devido acompanhamento.
Além dos dois médicos, o psicólogo Carlos Díaz, um enfermeiro, uma enfermeira e um coordenador de enfermeiros também estão sendo investigados. As penas na Argentina para abandono ou homicídio culposo variam de cinco a 15 anos de prisão.

A comissão interdisciplinar responsável pelo relatório é composta por 20 peritos e fora convocada pela Procuradoria-Geral de San Isidro, na periferia de Buenos Aires. O objetivo era determinar se a morte de Maradona pode ter ocorrido por abandono de pessoa ou homicídio culposo (involuntário).
– Tendo dispensado os acompanhamentos terapêuticos, supostamente obedeceu a um desejo do paciente, que não estava em pleno uso de suas faculdades mentais, inclusive decidindo condutas no cuidado de sua saúde, mas, quem executa esta moção é o Dr. Cosachov, com o qual é evidente que em nenhum momento foram colocados limites às demandas do paciente, a quem deveriam conter, acompanhar e garantir seu completo bem-estar – aponta o relatório.
Leia também1 Pelé cita relação com Maradona e disputa pelo melhor do mundo
2 Jogador Marcelo será mesário em eleições na Espanha
3 Israel anuncia a primeira árbitra transexual atuando no futebol
4 Branco sobre luta contra Covid: "Só quem sofre sabe"
5 Inglaterra lota casa noturna em teste para desconfinamento