Leia também:
X Najila Trindade é vista com celular em aeroporto

Michel Platini, ex-presidente da Uefa, é preso na França

Ex-jogador é suspeito de corrupção na concessão da Copa do Mundo de 2022

Jade Nunes - 18/06/2019 07h35 | atualizado em 18/06/2019 07h45

Michel Platini quando ainda era presidente da Uefa Foto: EFE/Laurent Gillieron

O ex-jogador da seleção francesa e ex-presidente da Uefa, Michel Platini, foi preso nesta terça-feira (18) dentro da investigação sobre a corrupção na concessão da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar, segundo confirmações feitas à Agência Efe por fontes judiciais.

Platini está sob custódia policial nas instalações do Escritório Anticorrupção da Polícia Judiciária em Nanterre, próximo a Paris, na França.

O ex-jogador, que foi presidente da Uefa de 2007 a 2015, cumpre uma suspensão de quatro anos – que expira em outubro – por violar o código ético da organização ao aceitar, em 2011, um pagamento autorizado pelo então presidente da Fifa, Joseph Blatter, de aproximadamente 1,8 milhão de euros (R$ 7,8 milhões) por trabalhos feitos entre 1998 e 2002.

Além de Platini, foi presa uma antiga conselheira do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, Sophie Dion, enquanto que o ex-secretário-geral do Palácio do Eliseu, Claude Guéant, prestou depoimento mas não foi detido, de acordo com o jornal Le Monde.

Em 2016, a Promotoria Nacional Financeira abriu uma investigação por suposta corrupção na escolha do Catar para sediar a Copa de 2022. O próprio Platini já havia prestado depoimento como testemunha em dezembro de 2017.

A investigação é centrada na reunião ocorrida em novembro de 2010 entre as autoridades do Catar com Sarkozy e Platini, na sede do governo francês, que também contou com a participação de Guéant e Sophie Dion.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Najila Trindade é vista com celular em aeroporto
2 Justiça expede mandado de busca para celular de Najila
3 Caso Neymar: Promotora não descarta nenhuma hipótese

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.