Leia também:
X Rede Globo será investigada por suposto monopólio no futebol

Justiça do Trabalho suspende jogo entre Flamengo e Palmeiras

Juiz entendeu que haveria "elevado risco de contaminação" em duelo

Pleno.News - 26/09/2020 15h36 | atualizado em 26/09/2020 15h52

Jogo entre Flamengo e Palmeiras foi suspenso por causa de surto de Covid-19 no elenco do rubro-negro Foto: EFE/Marcos Pin

O jogo entre Palmeiras e Flamengo, marcado originalmente para este domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, está adiado. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro acatou o pedido feito pelo Sindeclubes e a partida acontecerá em uma nova data.

Ao todo, o Flamengo tem 19 jogadores infectados com o coronavírus, fora membros da comissão técnica, do departamento de futebol e dirigentes. O surto de contágio aconteceu durante a passagem da delegação pelo Equador, onde a equipe do técnico Domènec Torrent encarou o Independiente del Valle, no último dia 17, e o Barcelona de Guayaquil, na última terça-feira, pela Libertadores.

Diante do alto número de funcionários com testes positivos e a iminência de a partida ser realizada, o Sindeclubes (Sindicato dos Empregados em Clubes, Federações e Confederações Esportivas e Atletas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro) acionou, na sexta-feira (25), o Tribunal Regional do Trabalho. Um ponto indicado é que os funcionários do Rubro-Negro necessitam ficar um período em isolamento, como indicam os protocolos.

Despacho do juiz suspendendo jogo Foto: Reprodução

O TRJ-RJ entendeu que o confronto teria “risco elevado de contágio” e deu sinal positivo ao pleito. Paralelamente ao processo movido pelo Sindeclubes, o Flamengo aguardava uma nova resposta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após um pedido de revisão da decisão proferida ontem (25), que manteve o duelo para este domingo. Anteriormente, o clube da Gávea já havia recebido também a negativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para o Rubro-Negro, o adiamento da partida é uma questão de “saúde pública”. Um outro ponto destacado pelo clube carioca foi que os profissionais que dão suporte ao elenco foram expostos ao vírus, o que impedia que exercessem suas atividades até a data da partida.

O Palmeiras, por outro lado, sempre se mostrou contra a mudança na data do confronto, “comprando a briga” pela manutenção do dia original e tendo, inclusive a participação de seus jogadores na articulação nos bastidores.

Por isso, o Verdão nem cogitou mudar a programação depois do empate com o Guaraní (PAR), quarta (23), pela Libertadores.

Confira a decisão do juiz do trabalho Filipe Olmo:
Apesar dos protocolos estabelecidos pela CBF e pelo 2º réu, é público e notório, pelos documentos e notícias juntadas aos autos, que há um surto focalizado entre os empregados e jogadores do Clube de Regatas do Flamengo. Em razão dos eventuais resultados falso-negativos e da possibilidade de haver infectados dentro do período de incubação, não há garantia de que os empregados saudáveis não terão contato com outros empregados que possam estar infectados.

Deve-se ressaltar, ainda, que os exames são realizados com antecedência de 2 a 3 dias, e que outros empregados podem ter sido infectados após a realização do exame, em razão do surto focalizado já mencionado. Neste contexto, não há como garantir que empregados que tenham testado negativo estejam, de fato, saudáveis e não estejam transmitindo o vírus, seja pela possibilidade de resultado falso-negativo, seja pela possibilidade de ter contraído o vírus após a realização do exame.

Ressalte-se que o sindicato autor representa o staff do clube, composto, muitas vezes, por pessoas idosas e/ou pertencentes ao grupo de risco, o que potencializa o risco da realização da partida em questão.

Manter a partida implicaria risco demasiado para a saúde de jogadores das duas equipes, comissão técnica e demais empregados. Além disso, há risco de contaminação dos familiares, quando do retorno para casa.

*Folhapress

Leia também1 Rede Globo será investigada por suposto monopólio no futebol
2 Lewis Hamilton supera drama e crava 96ª pole na Fórmula 1
3 Covid-19: Flamengo tem mais um positivo e chega a 33 casos
4 Schumacher se comunica com os olhos, diz ex-mulher de Briatore
5 Ministério da Saúde planeja 'Dia D' contra Covid com cloroquina

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.