Leia também:
X CR7 comenta casos de Covid-19 e recomenda cuidados

Jogos terão portões fechados por tempo indeterminado

Medida da Federação Paulista de Futebol segue orientação do Ministério da Saúde

Pleno.News - 13/03/2020 20h39 | atualizado em 13/03/2020 20h42

Jogos do Paulista na capital terão portões fechados por tempo indeterminado Foto: Reprodução/São Paulo FC

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, nesta sexta-feira (13), que os jogos do Campeonato Paulista disputados na capital serão realizados com os portões fechados a partir deste final de semana, em razão da pandemia de coronavírus.

A medida, válida por tempo indeterminado, obedece a uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e atende a orientações do Ministério da Saúde. Também é o primeiro efeito direto da doença covid-19 no futebol brasileiro.

Com isso, o clássico deste sábado (14) entre São Paulo e Santos, às 19h, no Morumbi, será realizado sem público. O clube tricolor informou que os torcedores que já tenham adquirido ingresso para o confronto terão direito a ressarcimento, ainda com procedimento a ser definido.

Os portões também estarão fechados no confronto de domingo (15) entre Corinthians e Ituano, às 16h, na Arena Itaquera. A agremiação disse que suspendeu a venda de ingressos para o duelo e também para o clássico contra o Palmeiras, marcado para o próximo dia 22.

Publicação da Federação Paulista de Futebol Foto: Reprodução

A equipe alviverde, aliás, será a única entre as quatro grandes do estado a jogar com público, já que enfrenta a Inter de Limeira no interior, também neste sábado, às 16h30. Isso será possível pois a determinação da CBF, na qual a Federação Paulista de Futebol se baseia, é direcionada apenas às capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

– A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro sejam realizadas sem a presença de público. A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade – informou um trecho do comunicado.

Questionada pela reportagem se poderia se antecipar ao que a entidade que cuida do futebol nacional determinou e estender para o restante do estado a proibição de público, a FPF, por meio de sua assessoria, não respondeu, mas afirmou que “tudo está sendo discutido hora a hora”.

Segundo o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo concentra a maioria dos casos de coronavírus no Brasil. Até a conclusão deste texto, eram 56 dos 98 confirmados.

Na quinta-feira (12), o governador João Doria (PSDB) afirmou que não tomaria nenhuma medida para suspender eventos esportivos.

– Não há nenhuma recomendação para o cancelamento de eventos, esportivos, musicais, de entretenimento ou conteúdo. Temos que ter cuidado para não levar pânico, que é um efeito extremamente nocivo para a economia de uma cidade, de um estado, de um país – declarou.

Diferentemente de Federação Paulista, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) divulgou, às 18h20, que todas as partidas organizadas por ela, em todo o estado, serão sem a presença de público. O mesmo foi feito por outras federações, como a mineira e a paranaense.

O governador do estado, Wilson Witzel (PSC), foi questionado sobre por que não suspender os jogos.

– Serão com portões fechados. Com portões fechados não tem aglomeração – afirmou.

A decisão de não ter público em eventos esportivos tem sido comum em diversos países da Europa antes de suspender definitivamente o futebol no país. O caminho foi seguido, por exemplo, pela Itália e pela França.

Nesta sexta, o Campeonato Inglês anunciou a suspensão de seus jogos, fazendo com que todas as principais ligas do continente estejam paradas neste momento.

*Folhapress

Leia também1 Coronavírus e outras grandes epidemias ao longo da história
2 Covid-19: Goiás decreta estado de emergência em saúde
3 Jair Bolsonaro fará novo teste para Covid-19 e ficará isolado
4 Witzel fala em usar a PM para evitar aglomerações em praias
5 Primeiro brasileiro com Covid-19 está curado da doença

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.