Leia também:
X Vera Mossa, mãe de Bruninho, é contra defesa do filho a Wallace

Jogadores viram réus em ação contra manipulação no futebol

Há indícios de corrupção em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro

Pleno.News - 10/05/2023 08h11 | atualizado em 10/05/2023 10h55

Jogos do Brasileirão estão na mira de operação contra manipulação de resultados Foto: Santos FC/Ivan Storti

A Justiça de Goiás acatou, na tarde desta terça-feira (9), a segunda denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra um grupo criminoso que manipulava o resultado de jogos de futebol das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Os 16 denunciados nesta segunda fase da operação Penalidade Máxima II são acusados de manipulação de oito jogos da Série A realizados em 2022, um jogo da Série B também realizado em 2022 e quatro jogos de campeonatos estaduais de 2023, incluindo os Campeonatos Paulista e Gaúcho.

Para tanto, os jogadores envolvidos no esquema receberiam valores que, de acordo com o MP-GO, variavam entre R$ 50 mil a R$ 500 mil para provocarem eventos específicos em jogos previamente selecionados, como cometimento de pênaltis, cartões amarelos ou vermelhos em determinada etapa da partida, diferença de gols no primeiro tempo, entre outros.

Os acusados nessa fase da investigação são Bruno Lopez de Moura, Thiago Chambó Andrade, Romário Hugo dos Santos, que se encontram presos desde o dia 18 de abril, além de Ícaro Fernando Calixto de Santos, Luís Felipe Rodrigues de Castro, Victor Yamasaki Fernandes, Zildo Peixoto Neto, William De Oliveira Souza, Pedro Gama dos Santos Júnior.

Além desse grupo, também viraram réus os jogadores Eduardo Bauermann, do Santos; Gabriel Tota, do Ypiranga; Victor Ramos, da Chapecoense; Igor Cariús, do Sport; Paulo Miranda, do Náutico; Fernando Neto, do São Bernardo; e Matheus Gomes, do Sergipe.

Em sua decisão, o juiz Alessandro Pereira Pacheco, da 2ª Vara Estadual de Repressão ao Crime Organizado e à Lavagem de Capitais, autorizou o compartilhamento de todas as provas produzidas durante a investigação com órgãos de fiscalização, investigação ou disciplinar e o encaminhamento de cópia do processo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O juiz destacou na decisão que, após a primeira fase da Operação Penalidade Máxima, que teve início em novembro do ano passado, o MP-GO apontou indícios de corrupção em, pelo menos, outros nove jogos recentes, realizados entre novembro de 2022 a fevereiro de 2023. As manipulações que tratam essa segunda denúncia ocorreram nos seguintes jogos:

Palmeiras x Juventude – Brasileirão

Juventude x Fortaleza – Brasileirão

Goiás x Juventude – Brasileirão

Ceará x Cuiabá – Brasileirão

Red Bull Bragantino x América-MG – Brasileirão

Santos x Avaí – Brasileirão

Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão

Botafogo x Santos – Brasileirão

Sport x Operário (PR) – Série B

Guarani x Portuguesa – Paulistão

Red Bull Bragantino x Portuguesa – Paulistão

Esportivo x Novo Hamburgo – Gauchão

Caxias x São Luiz – Gauchão

*AE

Leia também1 Presidente do STM defende que Justiça investigue Mauro Cid
2 Motoristas de aplicativos podem parar em todo o país; entenda
3 MEI: Pagamento da taxa mensal terá aumento em junho
4 Felipe Neto indica que acionará a Justiça contra Pavinatto
5 STF marca julgamento de ações sobre atuação de big techs

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.