Leia também:
X Receita Federal cobra mais de R$ 69 milhões de Neymar

Jogadoras acusam presidente de federação de abuso

Comitê da FIFA suspendeu provisoriamente o presidente da Federação Afegã de Futebol

Ana Luiza Menezes - 12/12/2018 15h59 | atualizado em 12/12/2018 16h25

Comitê de Ética Independente da FIFA suspendeu Keramuudin Karim Foto: Pexels

Nesta quarta-feira (12), o Comitê de Ética Independente da FIFA suspendeu provisoriamente o presidente da Federação Afegã de Futebol (AFF), Keramuudin Karim. A decisão aconteceu em decorrência do escândalo envolvendo as acusações de abuso sexual contra jogadoras da seleção local.

Para decretar a punição preliminar, houve a aplicação do artigo 84 do Código Ético da entidade, que impedirá o dirigente de exercer qualquer atividade, tanto em âmbito nacional, como internacional, segundo apontou a Fifa, em comunicado divulgado.

Há alguns dias, a Federação de Futebol do Afeganistão classificou “todas as acusações como infundadas e injustificadas” e afirmou que os relatos de abusos sexuais chegavam depois que a federação demitiu alguns funcionários e jogadoras seguindo o regulamento da organização.

Entre as demitidas que denunciaram os supostos abusos está a ex-capitã da seleção Khalida Popal, que atualmente reside na Europa. Ela disse ter escutado relatos de abusos físicos e verbais, assim como ameaças de morte e estupro, por parte de dois membros da AFF, e denunciou as tentativas da federação de silenciar o caso.

A suspensão de Keramuudin Karim tem prazo de 90 dias após a notificação, que foi feita ainda nesta quarta-feira. A pena tem caráter imediato e pode ser prolongada, até que seja encerrada a investigação sobre o caso.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Receita Federal cobra mais de R$ 69 milhões de Neymar
2 Marta é 1ª mulher a entrar na Calçada da Fama do Maracanã
3 Comemoração de torcedores do River termina em confusão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.