Leia também:
X Valencia expulsará ‘para sempre’ torcedores que atacaram Vini Jr.

Governo do Brasil cobra Espanha sobre racismo contra Vinicius Jr.

Cinco ministérios brasileiros emitiram uma nota conjunta reivindicando providências

Thamirys Andrade - 22/05/2023 16h21 | atualizado em 22/05/2023 17h41

Vinicius Junior foi alvo de racismo em partida do Real Madrid contra o Valencia Foto: EFE/ Kai Forsterling

O governo brasileiro acionou o Ministério Público da Espanha contra a LaLiga após o jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, sofrer ataques racistas em jogos do campeonato. Ao todo, cinco ministérios, incluindo o da Igualdade Racial, publicaram uma nota conjunta cobrando o governo da Espanha, a Fifa e entidades esportivas providências sobre o caso.

Na nota, assinada também pelos ministérios da Justiça, Relações Exteriores, Direitos Humanos e Cidadania, o governo “repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinicius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha”.

– O governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à Fifa, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis – acrescenta.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que o “histórico de LaLiga não é bom, mas bem racista”.

– Ontem mesmo, o próprio presidente [de LaLiga] quis colocar o Vini como sendo culpado por ter vivido o racismo. Estamos aqui em conjunto com o governo, com muita seriedade e afinco. Quando a gente começou a pegar o histórico da LaLiga, a gente viu que casos como esse já haviam ocorrido, e a LaLiga não se posicionou. É inadmissível que o presidente culpe o Vinicius. Com o governo da Espanha, com a ministra da Igualdade [da Espanha], Irene [Montero], a gente vai, através do Ministério Público, notificar para que seja investigada LaLiga e outros vários casos – declarou Anielle.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou nesta segunda (21) durante seu pronunciamento sobre a viagem ao Japão.

– É importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol – declarou Lula.

ENTENDA
Vinicius Jr. foi hostilizado durante partida contra o Valencia neste domingo (21). Na ocasião, parte da torcida rival entoou um cântico chamando-o de “macaco”, deixando-o desestabilizado. O jogo chegou a ser interrompido por oito minutos. Por fim, o atleta acabou expulso de campo após receber um mata-leão de um jogador do Valencia e reagir com um tapa.

Como resultado, o Real Madrid anunciou que acionou a Procuradoria-Geral do Estado e denunciou o caso de racismo. O Valencia afirmou que está identificando junto da polícia os torcedores envolvidos e que os expulsará “para sempre”.

O presidente de LaLiga, Javier Tebas Medrano, por outro lado, demonstrou insatisfação com o protesto de Vinicius Jr. nas redes sociais.

– Antes de criticar e insultar a Liga, é necessário que você se informe adequadamente, Vinicius Junior. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos – assinalou.

Leia também1 Idosa tem morte encefálica após procedimento estético no RJ
2 New York Times vê Lula como "aliado próximo" da Rússia
3 Valencia expulsará 'para sempre' torcedores que atacaram Vini Jr.
4 CPMI dos atos: Confira quem são os 11 parlamentares da oposição
5 Para o Estadão, revanchismo e ressentimento guiam o governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.